AnÃlise de compatibilidade de dados de ensaio em vÃo e calibraÃÃo dos dados do ar em tempo real com filtragem estocÃstica adaptativa.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O interesse em identificaÃÃo de sistemas e de parÃmetros aplicado à Ãrea aeroespacial nÃo à recente, mas continua vibrante, pois novos desafios sÃo propostos. Na atualidade, procura-se investir na obtenÃÃo de resultados mais precisos e mais rÃpidos, preferencialmente em tempo real, para que haja uma interaÃÃo entre engenharia e tripulaÃÃo ainda durante o vÃo. A proposta de estimar estados, antes de estimar parÃmetros, à bastante conveniente, pois fornece uma base de dados consistente para a obtenÃÃo das estimativas paramÃtricas. A verificaÃÃo da consistÃncia de dados de ensaio atravÃs de modelos cinemÃticos, antes que se passe para a fase de identificaÃÃo de parÃmetros, usando filtragem estocÃstica à bastante atrativa, pois o mÃtodo comporta ruÃdos de processo e de medida. Ambos sÃo tÃpicos para a natureza do problema, mas acrescenta-se o fato de que suas propriedades estatÃsticas variam ao longo do tempo. Nesse trabalho propÃe-se o uso da filtragem estocÃstica adaptativa para verificaÃÃo da consistÃncia de dados de ensaio em vÃo e calibraÃÃo simultÃnea dos dados do ar. O mÃtodo proposto baseia-se nos procedimentos de ajuste de covariÃncia, calculada atravÃs de filtros de Kalman executados em paralelo. A metodologia foi testada com dados sintÃticos via simulaÃÃes de Monte Carlo e com manobras de ensaio em vÃo reais. Os resultados mostraram-se coerentes com os fenÃmenos, e mais precisos que os obtidos com filtragem nÃo adaptativa, a um custo computacional baixo.

ASSUNTO(S)

filtragem estimaÃÃo de estado filtros adaptativos mecÃnica de vÃo operaÃÃo em tempo real identificaÃÃo de parÃmetros processos estocÃsticos ensaios em vÃo

Documentos Relacionados