AnÃlise da competitividade das exportaÃÃes de pimenta-do-reino do Parà e do Brasil no perÃodo de 1997 a 2007 e as perspectivas do comÃrcio. / Analysis of competitiveness of exports of pepper-do-do Para kingdom of Brazil and the period from 1997 to 2007 and prospects for trade.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

05/03/2010

RESUMO

O Brasil e, particularmente, o Estado do Parà vem aumentando consideravelmente seus valores de exportaÃÃes de pimenta-do-reino, e consequentemente gerando divisas para o paÃs. Entretanto, pouco se sabe a respeito do grau de competitividade do estado do Parà em relaÃÃo aos outros estados produtores, bem como o grau de competitividade do Brasil em relaÃÃo aos outros paÃses produtores. Para tanto, procurou-se identificar qual o desempenho competitivo do Parà em relaÃÃo aos outros estados produtores e consequentemente do Brasil em relaÃÃo a seus concorrentes nesse segmento. Para atingir esta proposta foram traÃados os seguintes objetivos: analisar a competitividade das exportaÃÃes de pimenta-do-reino do Parà e do Brasil no perÃodo de 1997 a 2007 e apresentar as principais conclusÃes e perspectivas de comÃrcio. A anÃlise foi baseada no conceito de competitividade compreendida como: capacidade de uma empresa ou paÃs permanecer no mercado atravÃs de uma posiÃÃo competitiva criada para um produto ou grupo de produtos, sendo essa, fruto de estratÃgias capazes de manter ou elevar eficientemente a posiÃÃo competitiva no comÃrcio internacional. A metodologia utilizada baseou-se na anÃlise tabular descritiva e no cÃlculo de indicadores de desempenho das exportaÃÃes: Vantagem Comparativa Revelada (VCR); Taxa de Cobertura (TC); Intensidade de ComÃrcio (IC) e PosiÃÃo no Mercado Mundial (Sik). Os resultados demonstram que tanto o estado do Parà quanto o Brasil foram competitivos no comÃrcio internacional de pimenta-do-reino durante todo o perÃodo analisado, onde apresentaram VCR e TC superiores a unidade, indicando, assim, eficiÃncia e dinamismo comercial. A anÃlise do Ãndice de Intensidade de ComÃrcio (IC) demonstrou que as maiores tendÃncias de comÃrcio bilateral do estado do Parà foram, pela ordem de importÃncia, com a Argentina, MÃxico e Espanha e para o Brasil, tambÃm em respectiva ordem de importÃncia, foram: Argentina, Espanha e MÃxico. Pelo indicador de PosiÃÃo no Mercado Mundial (Sik), constatou-se que apenas o Vietnà e o Brasil apresentaram ganhos de mercado ao longo de todo perÃodo estudado. Apesar de o Vietnà ter absorvido grande parte da fatia de mercado mundial ao longo desses Ãltimos 10 (dez) anos, o Brasil tambÃm conquistou uma pequena parte desse mercado, o que nos leva a crer que, com a incorporaÃÃo de tecnologias voltadas para a produÃÃo qualitativa da pimenta-doreino, juntamente com uma elaboraÃÃo de um plano de marketing sistemÃtico, o Brasil se tornarà mais competitivo e, consequentemente, terà condiÃÃes de ampliar consideravelmente a sua participaÃÃo no comÃrcio internacional dessa especiaria.

ASSUNTO(S)

ciencias sociais aplicadas competitividade indicadores de desempenho comÃrcio internacional exportaÃÃo importaÃÃo especiarias pimenta-do-reino parà brasil. competitiveness performance indexes international trade. export import spices black pepper white pepper state of parà brazil. comÃrcio internacional competitividade exportaÃÃo

Documentos Relacionados