Acarape do Meio reservoir trophic state with prognostics using mathematical modelling / Estado trÃfico do aÃude Acarape do Meio com prognÃsticos usando modelagem matemÃtica.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A eutrofizaÃÃo à um problema que vem trazendo cada vez maiores preocupaÃÃes à comunidade cientÃfica que se dedica ao estudo dos ecossistemas aquÃticos. Hà mais de 30 anos que sÃo buscados mÃtodos para melhor entender o desenvolvimento do fenÃmeno, principalmente por meio da modelagem matemÃtica. Capaz de inviabilizar o uso humano e industrial de um reservatÃrio, a eutrofizaÃÃo deve ser motivo de constante preocupaÃÃo dos gestores dos recursos hÃdricos, pois uma vez instalada, o tempo necessÃrio para recuperaÃÃo de um reservatÃrio à da ordem das dezenas de anos. Na RegiÃo Metropolitana de Fortaleza, o aÃude Acarape do Meio à um dos mais importantes reservatÃrios para uso industrial e humano, e seu processo de eutrofizaÃÃo vem se intensificando nos Ãltimos anos. A Companhia de GestÃo dos Recursos HÃdricos â COGERH tem buscado maneiras de entender o funcionamento do reservatÃrio, atravÃs de constante monitoramento. Neste trabalho busca-se fazer um relato da situaÃÃo atual do Acarape do Meio, juntamente com prognÃsticos, obtidos por meio do modelo matemÃtico do software PAMOLARE, elaborado pelas NaÃÃes Unidas. Com isso foi possÃvel o estabelecimento de limites de poluiÃÃo que o referido reservatÃrio deve receber para que seu processo de eutrofizaÃÃo seja revertido.

ASSUNTO(S)

modelagem matemÃtica pamolare eutrophication fÃsforo eutrofizaÃÃo chlorophyll-a mathematical modeling recursos hÃdricos modelagem de fenomenos biologicos phosphorus nitrogen nitrogÃnio clorofila-a pamolare

Documentos Relacionados