A verdade da desconstruÃÃo: o horizonte Ãtico do pensamento de Jacques Derrida / La vÃrità de la dÃconstruction: lÂhorizont Ãthique de la dans la pensÃe de Jacques Derrida
AUTOR(ES)
Fernando Facà de Assis Fonseca
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
21/08/2008
RESUMO
Este trabalho pretende analisar o pensamento de Jacques Derrida, em especial o lugar em que se situa sua idÃia de desconstruÃÃo. Nesse sentido, procuro abordar duas possibilidades de leituras do pensamento derridiano. A primeira leitura consiste na leitura crÃtica de Habermas, que sustenta que a desconstruÃÃo derridiana deve ser compreendida como uma teoria do conhecimento. Tal posiÃÃo me parece extremamente problemÃtica, tendo em vista que o pensamento de Derrida nÃo repousa sobre um fundo racionalista tradicional. Em contrapartida, eu pretendo desenvolver uma interpretacÃo da desconstruÃÃo derridiana sobre um prisma essencialmente Ãtico. Neste caso, defendo a tese que o pensamento de Derrida nÃo pode ser tomado em profundeza salvo quando situado prÃximo da filosofia prÃtica de Emannuel LÃvinas. O erro de Habermas e de todos outros intÃrpretes que enxergam o discurso derridiano como um discurso contraditÃrio reside em tomar a desconstruÃÃo sob uma Ãtica estritamente epistemolÃgica, ao passo que, a meu ver, a verdadeira idÃia da desconstruÃÃo se relaciona com questÃes do campo da Ãtica.
ASSUNTO(S)
filosofia desconstruÃÃo pensamento leitura crÃtica pensà lecture critique dÃconstruction derrida, jacques, 1930-2004 - crÃtica e interpretaÃÃo filosofia francesa literatura e filosofia ontologia espaÃo e tempo Ãtica
ACESSO AO ARTIGO
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5382Documentos Relacionados
- JUSTICE ET ÉTIQUE DANS LA PENSÉE DE JACQUES DERRIDA
- A desconstruÃÃo da histÃria de Portugal em As Naus
- LNULL ALTÉRITÉ DANS LA PENSÉE DE JACQUES DERRIDA: ÉCRITURE, DEMI-DEUIL, APORIE
- A desconstruÃÃo da fanfiction: resistÃncia e mediaÃÃo na cultura de massa
- La Distracción de Sí. Jacques Derrida y la Auto-Afección