A study of Orality Performance in the cinema: voices registration in the documentary language. / Um estudo da performance da oralidade no cinema: Registros da voz na linguagem documental.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O presente trabalho estuda a importância da voz no cinema documentário, considerando este um espaço privilegiado onde podemos observar e analisar as performances da voz, e desta maneira contribuir para o estudo da oralidade nas mídias. A escolha do documentário Adão ou Somos Todos Filhos da Terra de Walter Salles e Daniella Thomas para a análise proposta, se deve principalmente ao fato de que este filme (através de falas, cantos, poemas) evidencia as trocas entre o registro e as práticas da oralidade, bem como a veiculação de falas e de sistemas verbais presentes no complexo visual fílmico. Apropriar-nos dos conceitos de oralidade e performance estudados por Paul Zumthor, permite que analisemos nosso documentário procurando entender o diálogo que se estabelece entre o sistema oral e visual, a partir de uma voz que já não mais é presença, mas uma presença capturada pelo filme. As possíveis interpretações acerca das performances da voz mostram, assim, sua importância na construção de narratividades para o cinema documentário. O estudo acurado da oralidade no e do cinema documentário justifica-se pelo emprego de certos mecanismos estéticos usados pelos diretores ao conta-rem suas histórias. A presença absoluta do narrador-cineasta se dissolve em pla-nos e montagens, terminando por trazê-lo fundido em seus próprios personagens. A figura do personagem como um narrador em processo oralizante possibilita o entendimento da mistura de vozes presentes (cineasta, personagens, oralidades imemoriais etc), o que nos leva a crer que estamos diante de uma multiplicidade de narrativas na qual é possível enriquecer o ponto de vista acerca das temáticas tratadas. Mostrar ainda as zonas de fronteira entre o documentário e a ficção, en-tre o sonoro e o imagético, bem como entre o cinema e a cultura expõem alguns processos de hibridização, que proporcionam uma nova compreensão no enten-dimento da narrativa fílmica, mostrando que o fazer do texto documental modifica-se: Adão ou Somos Todos Filhos da Terra se presta a uma análise em que é pos-sível verificar como o documentário liberta-se do modelo de verdade entendido como aquilo que o constitui ao encontrar na função de fabulação uma nova possi-bilidade de estética do real. Finalmente é importante perceber como através da voz e suas perfor-mances podemos ter acesso a uma consciência das alteridades culturais e da e-xistência do outro. O filme documentário é assim capaz de tornar a memória cultural cada vez mais acessível, através de uma voz, mesmo quando esta é cap-turada pelos meios de comunicação.

ASSUNTO(S)

comunicacao visual performance communication cinema orality memória voice performance voz documentário (cinema) oralidade comunicação cinema memory

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