A sorte dos enjeitados: o combate ao infanticÃdio e a institucionalizaÃÃo da assistÃncia Ãs crianÃas abandonadas no Recife (1789-1832)

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Essa pesquisa tem como objetivo historicizar quando, como e por que o abandono indiscriminado de crianÃas e as prÃticas infanticidas, que ocorriam costumeiramente no Recife, se tornaram um problema de ordem pÃblica e demandaram uma intervenÃÃo do governo; e, do mesmo modo, investigar de que maneira as crianÃas sobreviventes se tornaram um problema social no Recife, entre os anos de 1789 e 1832. Parte-se do pressuposto de que o combate ao infanticÃdio e a institucionalizaÃÃo da assistÃncia Ãs crianÃas abandonadas nÃo foram polÃticas isoladas, mas fizeram parte de um plano geral de âgovernamentalidadeâ, no dizer de Foucault, que enredou a cidade e a populaÃÃo. No Recife, essa nova forma de governar teve inÃcio na gestÃo de d. TomÃs Josà de Melo (1787-1798), que institucionalizou a assistÃncia aos enjeitados ao criar a Casa dos Expostos, dentre outras medidas direcionadas à cidade e seus habitantes. Com a virada do sÃculo, novas questÃes e novas percepÃÃes da cidade e de sua populaÃÃo emergiram para os administradores da capitania, entre elas, o problema dos expostos que sobreviviam. Para as elites, esses expostos passaram a fazer parte dos segmentos da populaÃÃo potencialmente perigosos, como os vadios, os mendigos e os pobres, camadas urbanas marginalizadas, sem lugar num sistema que abria pouco espaÃo para o trabalho livre, jà que a economia estava estruturada na mÃo-de-obra escrava. Essa mudanÃa de percepÃÃo dos expostos, que deixavam de ser crianÃas em perigo para se tornar crianÃas perigosas, lastreou as estratÃgias de disciplinarizaÃÃo dos enjeitados. Sua assimilaÃÃo reproduziu os mecanismos de discriminaÃÃo social, de gÃnero e racial. Para os filhos das camadas populares ou pobres a pÃtria-mÃe reservou a escravidÃo, a disciplina do trabalho, o serviÃo militar, a aprendizagem de artes e ofÃcios militares, o trabalho domÃstico, o trabalho na agricultura; para eles estava interditada a ascensÃo social decorrente de profissÃes como advogados, juÃzes, etc. PorÃm, houve os que conseguiram escapar desse sistema excludente. A sorte sorria diversamente para cada um deles, e era preciso ser esperto, Ãgil e corajoso para fazer de uma centelha um facho de luz a iluminar rotas alteradas

ASSUNTO(S)

assistance policies infanticÃdio crianÃa polÃticas assistenciais infanticide historia child

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