A prática de atividade física reduz significativamente os níveis de pressão arterial?
AUTOR(ES)
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul
FONTE
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul
DATA DE PUBLICAÇÃO
12/06/2023
RESUMO
Sim, a prática de atividade física regular reduz os níveis de pressão arterial.
Estudos experimentais controlados demonstram que o treinamento físico induz adaptações fisiológicas de diferentes sistemas que resultam em um aumento da aptidão física.
Estudos observacionais e ensaios clínicos têm demonstrado o efeito protetor da atividade física continuada sobre doença isquêmica do coração, hipertensão arterial sistêmica, diabetes melito tipo 2, osteoporose, câncer de cólon, ansiedade e depressão. Estudos observacionais também indicam que indivíduos com maior nível de aptidão física ou que realizam atividades físicas regulares têm menores índices de mortalidade por todas as causas.
A evidência epidemiológica também aponta que indivíduos que iniciam atividade física regular durante a meia-idade podem obter efeitos de redução da mortalidade. Os mecanismos responsáveis por esta proteção ainda não estão claramente definidos; porém, estudos têm demonstrado que o exercício físico regular resulta em melhora do perfil lipídico, da fibrinólise e da função plaquetária, redução da pressão arterial, controle da obesidade, melhora da tolerância à glicose e sensibilidade a insulina, aumento da densidade óssea, melhora da imunidade e de aspectos psicossociais.
A prática de exercícios aeróbicos reduz a pressão arterial sistólica e diastólica em uma media de 5 a 3 mmHg, respectivamente.
Quando a pressão arterial foi mensurada por monitorização ambulatorial (MAPA), a diferença encontrada foi 50% menor do que aquela encontrada nos estudos com medida isolada manual.
Exercícios de resistência com baixa carga, executado com auxilio de aparelhos (musculação), também reduzem a pressão arterial elevada em níveis semelhante àqueles observados com atividades aeróbicas.
ASSUNTO(S)
promoção da saúde enfermeiro k86 hipertensão sem complicações atividade motora hipertensão terapias complementares a - estudos experimentais ou observacionais de melhor consistência b - estudos experimentais ou observacionais de menor consistência enfermeria prevenção e controle do câncer
ACESSO AO ARTIGO
https://aps-repo.bvs.br/aps/a-pratica-de-atividade-fisica-reduz-significativamente-os-niveis-de-pressao-arterial/Documentos Relacionados
- Quais os cuidados que devemos ter para aferir corretamente a pressão arterial?
- Quais os Valores de Normalidade mais Adequados para Monitorização Residencial da Pressão Arterial?
- Por que há o aumento da pressão arterial?
- PRÁTICA HABITUAL DE ATIVIDADE FÍSICA, HÁBITOS ALIMENTARES, MODULAÇÃO AUTONÔMICA E INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS ESTÃO ASSOCIADOS À PREVALÊNCIA DE PRESSÃO ARTERIAL ELEVADA?
- Níveis de prática de atividade física habitual em adolescentes