A população tradicional caipira e sua reprodução sociocultural frente às políticas públicas de conservação e os processos de educação: Parque Estadual de Jurupabá, Ibiúna - SP / The traditional peasant population e its sociocultural reproduction in face of public policies of conservation and processes of education: Parque Estadual de Jurupabá, Ibiúna - SP

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

No sertão de Ibiúna, São Paulo encontra-se uma população caipira cujos ascendestes firmaram posse há mais de duzentos anos. Esta ocupação possui uma relação intrínseca com a natureza, dela retira muito de que necessita para sua reprodução sociocultural. Com o movimento conservacionista, iniciado na década de setenta muitos desses lugares foram incorporados por Unidades de Conservação da Natureza, em todo país, fazendo com que as populações fossem cerceadas de acesso e uso dos recursos naturais em face das restrições legais impostas. No caso de Ibiúna esta condição levou a população caipira a ficar a margem da lei e ocasionando certo apartamento das atividades exercidas tradicionalmente, entre outros eventos, gerou a perda de traços culturais e de muito conhecimento ancestral, vez que não possuem registros de seus saberes, a transmissão ocorre de forma oral e através do saber-fazer. Corroborando com as perdas culturais tem-se a educação cuja função precípua é a reprodução da sociedade de classes, sendo a escola o veículo para atingir tal objetivo. A educação ofertada no meio rural não traz diferenças da escola urbana, nela são inculcados valores e transmitidas informações de maneira direta e também de modo subliminar que minorizam os conhecimentos e o modo de vida rústico, desvalorizando as diferenças culturais. No caso especifico do Parque Estadual do Jurupará, parte dos jovens tem anseios profissionais e pessoais na área urbana, já não valorizam os saberes dos mais velhos por estereotipia. O poder público deve desenvolver ações com vistas ao fortalecimento identitário desta população, através do resgate de saberes pelos motivos já expressados e também porque tais saberes foram elevados a patrimônio histórico cultural material e imaterial e arqueológico.

ASSUNTO(S)

peasants - culture proteção ambiental zona rural caipiras - cultura educação education educação ambiental environmental protection rural environmental education

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