A música de Remo Usai no cinema brasileiro / The music of Remo Usai in brazilian cinema

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Remo Usai foi o compositor que mais produziu na história do cinema brasileiro; e o único profissional especializado de sua época. Este trabalho investiga sua trajetória ao longo de 4 décadas, concentrando-se nas suas atividades durante os anos 60, período em que compôs para filmes ligados ao projeto do cinema novo e de uma produção politicamente engajada. O foco do texto se deu na aderência de seu projeto musical a filmes cujo enredo exigia formas de diálogo entre música e narrativa distintas de sua formação, que se deu nomeadamente na tradição do cinema americano e na lógica do melodrama. Deste modo, investigou-se, em primeiro lugar, quais os caminhos que levaram um profissional, identificado com um projeto de cinema - a chanchada - combatido elos artistas com os quais se associou na década de 60, a compor para estes filmes. Em segundo, as diferenças entre a maneira de lidar com o material musical em cada um destes projetos de cinema, procurando encarar tanto suas disposições estéticas, quanto o seu modo de produção e a maneira pela qual um e outro afetaram o trabalho de composição de Remo Usai

ASSUNTO(S)

music film music narrativa narrative film critics cinema history música musica de cinema critica cinematografica história film

Documentos Relacionados