A Literatura na tela grande : obras de Rubem Fonseca adaptadas para o cinema
AUTOR(ES)
Antonio Claudio da Silva Barros
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Esta dissertação apresenta as relações intertextuais da obra de Rubem Fonseca, mais especificamente o vínculo dela com o cinema, cuja mais evidente concretização são as adaptações cinematográficas. Duas delas são aqui analisadas: Lúcia McCartney, uma garota de programa (Davi Neves, 1971) e A grande arte (Walter Salles, 1991). Para tanto, estuda-se como as artes Literatura e Cinema relacionam-se, as teorias das adaptações que consideram a fidelidade ao texto original uma necessidade menor e que as concebe como uma leitura intertextual de textos pré-existentes, além do estilo cinematográfico e literário que mais influenciou essas obras: o noir. Os filmes são considerados leituras feitas por autores-cineastas da obra de Rubem Fonseca, que por sua vez também possui vínculos anteriores.
ASSUNTO(S)
walter salles literatura rubem fonseca davi neves cinema adaptações literatura brasileira noir
Documentos Relacionados
- A dimensão corpórea na literatura brasileira : a fisiologização humana na contística de Rubem Fonseca
- A permanencia da esfinge : o romance policial de Rubem Fonseca : A grande arte
- Literatura em combate : a ficção de Rubem Fonseca nos anos 70
- Rubem Fonseca in France
- Embates na arena de papel : o jogo narrativo dos contos de Rubem Fonseca