A identidade das licenciaturas na área de música: múltiplos olhares sobre a formação do professor

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a identidade das licenciaturas na área de Música, e para tanto, toma como objeto de estudo seis cursos de Licenciatura no Estado de Minas Gerais. A partir da perspectiva de investigação qualitativa, foram utilizados três instrumentos de coleta de dados: a análise documental, o Grupo Focal e a entrevista semi- estruturada. A análise documental utilizou os projetos político-pedagógicos dos cursos selecionados, além de alguns documentos oficiais que regulamentam o ensino da Música nas escolas públicas. Diante desse estudo, constatou-se que a multiplicidade, sob vários aspectos, tem caracterizado a área de Arte em geral, e da Música em especial. A partir da década de 60, com base no princípio de integração, a área de Arte passa a compor múltiplas linguagens artísticas, traduzindo-se em práticas pedagógicas polivalentes, que se tornam presentes no interior das escolas de educação básica e nos cursos de formação de professores de Música. De acordo com a legislação oficial, a área de Arte passa a ser associada à nomenclatura diversificada, ocupando múltiplos lugares nos currículos escolares. Percebe-se, também, a existência da pluralidade de nomes para os cursos de licenciatura na área de Música, o que tem implicado diferentes concepções de formação de professor de Música. A partir da análise dos projetos dos cursos selecionados, observa-se que, de maneira geral, os cursos têm adotado soluções formalistas, traduzindo-se em reformas curriculares realizadas a partir de estímulos externos aos cursos, como, por exemplo, as determinações legais. Percebe-se a pouca clareza das instituições de ensino superior com relação aos parâmetros a serem adotados na formação do professor de Música, a falta de um referencial teórico explícito e articulado, servindo de base à construção das propostas pedagógicas dos cursos mineiros, além da ausência de um processo de construção coletiva, com base em diagnósticos da realidade escolar. Entretanto, verifica-se a valorização da pesquisa, que está sendo incorporada pelos cursos mineiros como elemento fundamental na formação do professor de Música. O Grupo Focal, realizado com os coordenadores dos cursos de Licenciatura, traz algumas reflexões fundamentais para as licenciaturas na área de Música. A fala dos professores revela a presença da concepção de licenciatura como curso importante nas instituições próximas aos Conservatórios de Música e naquelas que oferecem apenas o curso de licenciatura. Percebe-se, ambém, que os cursos contemplam, prioritariamente, dois tipos de mercado de trabalho a escola de educação básica e os Conservatórios de Música. A distinção entre a formação do professor de Música para esses espaços situa-se na formação instrumental, e tem suas bases na dicotomia existente entre o músico-instrumentista (o bacharel) e o professor (o licenciado). Por outro lado, verifica-se a ausência de uma relação dialética entre a formação do professor e seus espaços de atuação, o que se reflete na formação das competências necessárias à atuação profissional. A entrevista realizada na Superintendência de Educação da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais revela a manutenção da concepção de polivalência nesse órgão oficial, o que tem efletido nos concursos públicos estaduais para professores na área de Artes e nas práticas pedagógicas no interior das escolas. Esse fato, aliado à diversidade de nomes para os cursos de icenciatura na área de Música, tem implicado a hierarquização dos cursos, privilegiando-se os profissionais formados dentro dos cursos de Licenciatura em Educação Artística, com ênfase na ormação polivalente.

ASSUNTO(S)

educação teses professores formação música estudo e ensino educação de adultos

Documentos Relacionados