A formação continuada do professor e a contribuição do coordenador pedagógico : uma reflexão sobre a prática / Continuous teacher qualification and the contribution of the pedagogical coordinator: a reflection on the praxis.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

O estudo analisou as contribuições da coordenação pedagógica da escola para o processo de formação continuada do professor. A pesquisa tem como amostra uma escola da rede pública do ensino fundamental do Município de Barreiras Bahia. Trata-se de pesquisa qualitativa, tipificada como estudo de caso. Os dados foram coletados utilizando-se como técnicas a análise documental, a entrevista semi-estruturada e a observação. Os documentos selecionados para análise consistiram no Projeto Pedagógico da escola e no Plano de Ação da coordenação pedagógica. Participaram da pesquisa dois coordenadores pedagógicos, do sexo feminino, e quinze professores, sendo quatorze do sexo feminino e um do sexo masculino. A análise dos dados evidenciou a inexistência de objetivos e metas relacionadas à formação continuada do professor no Projeto Pedagógico da escola. Entretanto, no Plano de Ação da coordenação pedagógica constatou-se a presença de objetivos e a previsão de ações voltadas para esse fim. Os resultados indicaram que as concepções de formação continuada apresentadas pelos professores e pelos coordenadores pedagógicos correspondem à literatura estudada; compreendem a formação continuada do professor como base do trabalho pedagógico e como um processo contínuo de construção do conhecimento e da identidade profissional. Os respondentes consideraram também que a formação continuada possibilita ao educador aperfeiçoar-se por meio de estudos que se relacionam à renovação dos saberes e ao crescimento pessoal e profissional. Os professores afirmam que as atividades desenvolvidas pela coordenação pedagógica contribuem significativamente para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Acrescentam que o trabalho da coordenação pedagógica contribui efetivamente pelos processos formativos na escola, envolvendo o estimulo à reflexão e a articulação entre teoria e prática. Os resultados indicam como dificuldade para a efetivação do processo de formação continuada a definição de políticas educacionais, que não atribuem tempo efetivo para essa formação, tendo como consequência a não definição de programação dos trabalhos pedagógicos da escola.

ASSUNTO(S)

educação permanente educação professores educacao in-service teacher education pedagogical coordination teacher development

Documentos Relacionados