A comunidade indígena Terena do norte do Mato Grosso:infância, identidade e educação / The native community Terena of northern Mato Grosso: childhood, identity and education.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

17/08/2009

RESUMO

Nossa pesquisa compõe um dos vários subprojetos em desenvolvimento no projeto Políticas Públicas e Educação da Infância em Goiás: história, concepções, projetos e práticas, do Grupo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (GEPIED), ligado à linha de pesquisa Formação e Profissionalização Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Esta tese investiga a comunidade indígena Terena do Norte do Estado de Mato Grosso buscando analisar a infância e a sua educação. Neste sentido, buscou-se compreender como acontece o processo de formação dessas crianças e quais são as concepções de infância e de educação que se fazem presentes nesta comunidade. Ancorados na abordagem sócio-histórica, realizamos uma pesquisa etnográfica, documental e teórica, onde contamos com a participação efetiva de diversos membros da comunidade no desenvolvimento da pesquisa. Para a construção dos dados da pesquisa contamos com análise de documentos, bibliografia, entrevistas e a visitas na comunidade durante os anos de 2007 a 2009. Para o entendimento das relações sociais que se estabelecem no grupo estudado, apresentamos alguns elementos históricos da constituição do povo Terena, sua organização produtiva e política, bem como os aspectos fundamentais de sua cultura e identidade. Buscamos ainda neste texto reconstituir, a partir dos relatos orais e de documentos da época, a trajetória de lutas pela qual este povo percorreu até a sua fixação na Gleba do Iriri no Norte de Mato Grosso. Tendo como ponto de partida a história de lutas deste povo, buscamos perceber como os processos educativos iam se desenvolvendo permeados pelas inúmeras dificuldades pelas quais passavam. Destacamos também a grande importância que a cultura Terena e a necessidade de preservá-la assumem para este grupo. Através desta pesquisa foi possível perceber que a comunidade Terena possui uma preocupação constante com a educação da infância e que esta é marcada profundamente pelos valores culturais defendidos pelo grupo. A criança é muito valorizada e vista como um agente social e político e é nela que estão depositadas as esperanças de manutenção de sua cultura, sua língua e tradições. E dentro destas questões, a escola, comunitária, intercultural, bilíngue, específica e diferenciada, passa a assumir um lugar de destaque nas aldeias, como local de resistência e reorganização do povo indígena.

ASSUNTO(S)

educação cultura infância indígena educacao 1.educação - infância indígena; 2.povo terena - mato grosso (mt) education culture, infancy native

Documentos Relacionados