A AQUISIÇÃO DOS CONECTORES ESCRITOS EM LÍNGUA ESPANHOLA POR ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS SEGUNDO A TEORIA HOLÍSTICA DA ATIVIDADE / THE ACQUISITION OF WRITTEN CONNECTORS IN THE SPANISH LANGUAGE BY STUDENTS OF A LANGUAGE UNDERGRADUATE COURSE ACCORDING TO THE HOLISTIC THEORY ACTIVITY.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de investigar a aquisição de conectores e a aquisição conceitual dessas categorias na escrita de acadêmicos de língua estrangeira. Para tanto, os licenciandos de um Curso de Letras, habilitação Português-Espanhol e respectivas literaturas, de uma instituição de ensino superior particular da região central do Rio Grande do Sul foram submetidos a uma metodologia de enquadramento baseada na Teoria Holística da Atividade durante o ano de 2009, na qual foi feito uso do Process Writing, de acordo com os moldes de White e Arndt (1991). As atividades com esses alunos foram organizadas em quatro módulos sequenciais. Em cada módulo, era produzido um gênero textual diferente que era reescrito quatro vezes. Para a análise dos dados, contou-se com o auxílio da Linguística de Corpus através de ferramentas computacionais usadas a fim de fazer o levantamento de padrões léxicogramaticais presentes no corpus em estudo. Nesse estudo, optou-se pela utilização dos programas WordSmith Tools, de Scott (1998), e do Mapeador Semântico, de Richter (2009). A fundamentação teórica foi centrada nos seguintes aspectos: sóciointeracionismo de Vygotsky, destacando conceitos-chave como mediação, internalização e zona de desenvolvimento proximal (ZDP); Teoria da Atividade; Teoria Holística da Atividade; Enquadramento conforme a Teoria Holística da Atividade; Aquisição da linguagem e aquisição de conectores. Os resultados mostram que uma metodologia de enquadramento consistente e bem embasada teoricamente, como a Teoria Holística da Atividade, permite aos acadêmicos avançar na aquisição dos conectores à medida que progride também o envolvimento com a metodologia proposta. Portanto, acredita-se, que a vivência prática de uma metodologia de enquadramento pelo acadêmico, futuro professor, ainda na academia, possibilita a ele adquirir experiências e conceitos úteis para o seu exercício profissional, pois, esse conhecimento permitirá ao futuro professor interferir na ZDP do seu aluno quando necessário.

ASSUNTO(S)

letras língua estrangeira aquisição teoria holística da atividade acquisition holistic theory activity connectors foreign language conectores

Documentos Relacionados