A aquisição de saberes profissionais no exercício da docência por professoras das séries iniciais do ensino fundamental / The acquisition of professional knowledges into work by professors of initials years of the basic education.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A presente dissertação, vinculada à linha Práticas pedagógicas e suas relações com a formação docente apresenta os resultados de um estudo sobre o processo de aquisição de saberes profissionais por professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas de Nova Andradina MS. Trata-se de um estudo descritivo-explicativo, com abordagem qualitativa, orientado pelos seguintes objetivos: 1) Investigar o processo de aquisição de saberes profissionais no exercício da docência; 2) Investigar como acontece a formação dos professores no espaço escolar; 3) Identificar quais fatores favorecem e/ou dificultam a troca de experiências e saberes profissionais; 4) Identificar as estratégias utilizadas pelos professores para promoverem sua autoformação. Foram utilizados os seguintes procedimentos: 1) Aplicação de questionário semi-estruturado às professoras das duas escolas; 2) Categorização das respostas ao questionário para preparação do roteiro do grupo focal e entrevistas; 3) Realização de Grupo focal com as professoras da escola A; 4) Realização de entrevistas com as professoras da escola B; 5) Categorização, análise e discussão dos dados coletados. O estudo evidenciou que as professoras das escolas investigadas construíram novos saberes profissionais no exercício da docência. Esse processo aconteceu de forma mais individual. Para adquirir e/ou construir novos saberes, utilizaram leituras, estudos, participaram de cursos e buscaram desenvolver novas metodologias. As professoras enumeraram vários saberes que julgam ter desenvolvido por meio da docência, valorizando mais construção de novos saberes mediante a própria experiência em sala de aula do que aqueles adquiridos na formação inicial e/ou em cursos de capacitação. Isto demonstra que este processo se dá de forma pessoal, na qual cada professor constrói seus saberes conforme suas necessidades, considerando, porém, o contexto em que a escola está inserida. Segundo as professoras, nas escolas investigadas, há diferentes maneiras de favorecer a construção de saberes: na escola A há um trabalho direcionado por parte da coordenação pedagógica como a hora-atividade integrada com as professoras das mesmas séries, enquanto que na escola B a formação em serviço é mais institucionalizada por meio de sessões de estudo com as professoras. Mesmo apresentando formas diferenciadas de formação em serviço, tais ações convergem para objetivos semelhantes: a construção de saberes docentes. Considerando os resultados do presente estudo percebe-se a importância de investir na incrementação de formas de capacitação e/ou formação em serviço que favoreçam a tanto a troca de experiências quanto a reflexão dos professores acerca dos saberes que constroem em seu trabalho e das condições que favorecem essa construção.

ASSUNTO(S)

acquisition of knowledges formação docente educacao professional knowledges teachers development saberes da docência aquisição de saberes.

Documentos Relacionados