Professores polivalentes das séries iniciais do ensino fundamental: concepção da formação e do ensino de matemática / Multipurpose professors of the initial series of Basic education: donception of the Information and Math teaching.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Práticas pedagógicas e suas relações com a formação docente teve como objetivo pesquisar os conhecimentos matemáticos adquiridos pelo professor polivalente, nos cursos de formação Nível Médio e Superior, para ensinar tais conteúdos nos Ciclos I e II do Ensino Fundamental, bem como a sua concepção sobre a formação recebida e o ensino desenvolvido nesses Ciclos. Para tanto foram feitas análises de documentos e de dados obtidos com a aplicação de um questionário a respeito de um grupo de quinze professores polivalentes com experiência nos primeiros ciclos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Cáceres/MT. A análise contemplou todas as matrizes curriculares dos Cursos Normal e HEM (1957 1998) de Cáceres e do Curso de Pedagogia (1987-2004), do Campus Universitário de Cáceres/MT UNEMAT, bem como a história dos cursos de formação de professores polivalentes no Brasil, baseando-se nas legislações e nas matrizes curriculares dos cursos citados. Desse modo buscou-se identificar a relação entre a formação recebida pelos professores pesquisados e a concepção de ensino e aprendizagem em Matemática desses professores, nesses ciclos de ensino. No estudo das legislações e conseqüentemente das matrizes curriculares dos cursos analisados verificou-se que o conteúdo de Matemática necessário à formação do professor polivalente foi pouco estudado nos cursos de Nível Médio e menos ainda nos cursos de Pedagogia, constituindo uma lacuna na formação Matemática do professor. Ficou claro que, não raramente, esses cursos deram mais ênfase às questões pedagógicas e metodológicas o que, na prática, acaba se diluindo na transposição didática, tendo em vista que não encontra respaldo no outro lado da moeda, que é o domínio do conteúdo. Esse fato foi percebido nas concepções dos professores quanto à formação Matemática recebida, revelando uma formação fragmentada que dificulta a relação teoria e prática. Para reverter esse quadro é necessário repensar os cursos de formação com base no tripé: conhecimento do conteúdo matemático, bem como, conhecimento didático do conteúdo dessa disciplina e do seu currículo.

ASSUNTO(S)

professor polivalente coonceptions. educacao formação matemática teaching and learning mathematical formation multipurpose professor concepções de ensino e aprendizagem.

Documentos Relacionados