Artes Teses
Mostrando 25-36 de 118 artigos, teses e dissertações.
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25. Haikai e performance: imagens poéticas
Esta tese se dedica a estudos sobre o haikai e a performance, buscando estabelecer pontos de interseção entre aquela espécie de poesia japonesa e este campo de ação e reflexão, onde se conjuga a teoria e a prática. A partir de percursos referenciais a respeito de ambas as formas, a pesquisa procura criar uma interlocução entre os modos de pensar oci
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2011
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26. Tecnologia e história : a cultura da escola e os saberes de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
Este estudo tem por objetivo compreender como as professoras das 4ª séries do Ensino Fundamental têm compreendido e utilizado o Computador e a Internet para o seu saber e fazer pedagógico, especialmente, como representa seus saberes sobre História e Tecnologia situando na contemporaneidade a cultura de duas escolas públicas da cidade de Londrina. P
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/05/2011
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27. O clarim dos marginalizados. A literatura marginal/periférica na Literatura Brasileira Contemporânea / The clarion of the excluded: marginal/peripheral literature in contemporary Brazilian literature
A presente dissertação tem como objetivo principal problematizar a questão da Literatura Marginal / Periférica e apresentá-la no âmbito da Literatura e das Culturas. Para a construção do trabalho, foram utilizados teóricos que trabalham e reveem conceitos de cultura, não cristalizados, tais como, Cultura Popular, Cultura de Elite e Cultura de Massa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
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28. Guillermo Arriaga, um autor midiático: as fronteiras entre cinema e literatura na pós-modernidade / Guillermo Arriaga, a mediatic author: the boundaries between cinema and literature in postmodernity
A pós-modernidade é marcada pela dissolução de fronteiras, sejam elas espaciais, culturais, sociais ou artísticas. No campo da arte, percebe-se uma significativa influência mútua entre cinema e literatura, na medida em que as estéticas, os estilos e os recursos são transitáveis entre essas duas artes, a ponto de alguns romances possuírem caracter�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
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29. Horizontes possíveis em derivas cariocas / Possible horizons in derives around Rio s streets
Horizontes possíveis em derivas cariocas é uma pesquisa em que práticas como desenho, foto e vídeo se entrelaçam com a memória da cidade do Rio de Janeiro. Os registros de situações na cidade são tratados como intervalos em percursos diários. Uma cena agencia um quadro imaginativo que se adensa com as relações acionadas por lembranças. Tais rela
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2011
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30. Transbordamentos: elementos para uma cartografia dos campos cegos nos jogos da arte / Overflows: elements for a mapping of the blind fields in art sets
O trabalho explora a dinâmica dos jogos plásticos nas artes e das operações de suas obras enquanto máquinas de visão, dispositivos através dos quais determinados aprendizados se desenvolvem enquanto promovem certos processos de invisibilização. Entre negociações dos modos de ver se instaura a instituição do estatuto coletivo do visível. Fatores
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
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31. Chapingo: Capela / Chapingo: chapel
Essa dissertação é uma proposta de releitura do conjunto de murais no interior da Capela de Chapingo, México. Tal releitura de crítica artística relaciona-se à apropriação de uma metodologia derivada da própria noção de capela, metodologia essa que compactua com o ambiente artístico em questão e com a fenomenologia do contemplador desse conjunt
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
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32. Pele como tinta: o corpo entre gesto e vinco / Skin as ink: the body between gesture and crease
Pele como tinta: o corpo entre gesto e vinco discute o gesto como meio sem finalidade, dentro da ideia de processo artístico, diante da relação envolvendo a prática artística do vídeo e da intervenção com experiências desenvolvidas durante o mestrado na linha de Processos Artísticos Contemporâneos, em trabalhos como Auto-retrato, Tarja, Peles inst
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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33. Inserção de graduados em fonoaudiologia de uma universidade pública em programas de pós-graduação
OBJETIVO: caracterizar a inserção de egressos do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Marília, em Programas de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu brasileiros. MÉTODO: foram utilizadas listas de graduados e Curriculum Vitae do egresso e do orientador. RESULTADOS: dos 537 formados, 16,57% cursaram/estavam cursando PPG e des
Revista CEFAC. Publicado em: 14/10/2011
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34. Diferenças e aproximações entre artes visuais e música : uma análise bibliométrica das teses apresentadas ao Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2009
As características das fontes de informação utilizadas pelos discentes dos programas de pós-graduação em suas teses e dissertações indicam diferenças e aproximações entre as preferências bibliográficas de cada área do conhecimento e conseqüentemente, as suas particularidades nos processos de comunicação científica. O objetivo deste trabalho
Publicado em: 2011
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35. A dinâmica do jogo em alguns procedimentos da arte
O presente trabalho trata de aproximar minha produção artística de uma investigação teórica em torno das artes visuais frente às literárias. As relações de uma palavra e imagem aqui são tratadas a partir do conceito do jogo e sua dialéticas resultantes, das relações de temporalidade e especialidade na arte e na literatura, e da escrita descriti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/12/2010
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36. Animação Digital 2D: simulando o fazer tradicional através da ferramenta do computador
Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar como a tecnologia do computador vem, ao longo de sua evolução gráfica e tecnológica, possibilitando o desenvolvimento de recursos capazes de representar virtualmente e fisicamente as técnicas, instrumentos e procedimentos tradicionais de desenho e pintura voltados para a animação 2D. Além disso, busca mostra
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/12/2010