Artefato De Memoria
Mostrando 1-12 de 12 artigos, teses e dissertações.
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1. ABECEDÁRIOS EM CIRCULAÇÃO: ENTRE DICIONÁRIOS, IMPRESSOS E CARTILHAS ESCOLARES
Resumo Abecedários são artefatos culturais, em geral associados à história da escolarização. São invenções seculares na história da cultura escrita. Não podemos circunscrevê-los à escola ou à história da alfabetização. Circularam em diferentes contextos socioculturais e geográficos. Fizeram-se presentes em diversas práticas de difusão da
Hist. Educ.. Publicado em: 2016-12
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2. LEMBRANÇAS DEPOSITADAS: A CONSTRUÇÃO DE UMA MEMÓRIA ORGANIZACIONAL NO EXTINTO BANCO DA LAVOURA (BANLAVOURA) DE MINAS GERAIS
O presente artigo discute a construção da memória organizacional a partir da análise do vídeo Memória do tempo, produzido pelo extinto Banco da Lavoura de Minas Gerais (BanLavoura) em 1960, em comemoração aos 35 anos de sua fundação. Na ação que aqui denominamos de “um exercício de futurologia”, documentos e objetos também ficaram trancados
RAM, Rev. Adm. Mackenzie. Publicado em: 2015-04
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3. A memória social no estatuto líquido do livro digital.
O objetivo deste trabalho é refletir sobre a memória social na cibercultura a partir do que se compreende por “livro digital”. Com base no conceito de Zigmunt Bauman, o estudo enfoca a transição da Modernidade Sólida para a Líquida, possibilitando compreender os preceitos que configuram o cenário atual, no qual se insere o sujeito leitor. Percebe-
Publicado em: 01/02/2013
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4. Várzea do Carmo a Parque Dom Pedro II: de atributo natural e artefato - Décadas de 1890 a 1950 / Várzea do Carmo to Dom Pedro II Park: from natural attribute to artifact - Decades from 1890 to 1950
Com base na análise de uma amostragem significativa de representações visuais da região da Várzea do Carmo, porção da várzea do rio Tamanduateí entre o núcleo antigo da cidade de São Paulo e o povoado do Brás, a presente pesquisa trata da construção de diferentes imagens, no período entre as décadas de 1890 e 1950, sobre essa área que foi tr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012
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5. Memória da produção editorial científica da EDUFRN: 1962 a 1980
It unveils the results of the research in quantity and qualitative Memories of EDUFRN scientific editorial production: 1962-1980, carried out in the Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). It analyses the scientific editorial production of EDUFRN, imbracing it as artifact memories. We applied
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
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6. Procedimentos investigativos no projeto de restauro arquitetônico : análise do caso paulistano, quatro estudos de casos / Investigative procedures in architectural restoration project : analysis of São Paulo case four case studies
Identifica-se na contemporaneidade uma valorização das questões da formação de memória e, por consequência, da preservação do patrimônio material construído. Dentro deste quadro, o caso brasileiro tem peculiaridades que condicionam uma particular abordagem da questão, tanto do ponto de vista conceitual quanto metodológico e tecnológico. Neste q
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
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7. Memória textual em formatos midiáticos de diferentes épocas: reconfiguração do conto Ò enfermeiro`, de Machado de Assis - da imprensa ao cinema e à história em quadrinhos / Memória textual em formatos midiáticos de diferentes épocas: reconfiguração do conto Ò enfermeiro`, de Machado de Assis - da imprensa ao cinema e à história em quadrinhos
A presente tese, inserida no campo de estudos da Comunicação e das Linguagens em suas relações com o processo de produção de sentido nas mídias, investigou as relações entre os diferentes formatos do conto O enfermeiro, de Machado de Assis, modelizados por meio de diversos mecanismos semióticos. O estudo possibilitou o resgate da vida cotidiana bra
Publicado em: 2010
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8. Fina(s) estampa(s): o suporte representacional das Estampas Eucalol na encenação cotidiana brasileira e na memória publicitária nacional: (I Metade do Século XIX - tempo presente)
A cenografia é o Brasil urbano e, de modo mais pontual a cidade do Rio de Janeiro, aqui enfocada, em momentos de reconfigurações fisionômicas que, informadas por uma incipiente Indústria Cultural, pelo menos a partir dos anos 20 do século passado, conferiram à Publicidade um lugar de destaque, ancorado em suportes midiáticos, como o rádio,as revista
Publicado em: 2009
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9. A um play do passado? Ensino de história e novas tecnologias educacionais / Could the past be just a play? History teaching and "new educational tecnologies"
O crescente processo de inclusão de tecnologias da informação e comunicação no ensino de História é o que mobiliza as reflexões desta dissertação. Como vetor de análise, utilizo os trinta episódios que compõem a Série Brasil 500 Anos, um artefato educativo audiovisual especialmente produzido para as comemorações do quinto centenário da naç�
Publicado em: 2009
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10. Remoção de artefatos e análise de parâmetros espectrais em sinais de EEG:: efeitos do fármaco flunitrazepam
A remoção dos diversos tipos de artefatos em sinais de eletroencefalografia (EEG) é fundamental para sua análise, uma vez que podem acarretar em interpretações equivocadas. Os sinais de EEG coletados para o presente trabalho apresentam forte influência de artefato. Isso se deve ao protocolo experimental que envolveu a realização simultânea de teste
Publicado em: 2008
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11. "A lata faz foto? Ah, então a lata é mágica!": estudo etnográfico sobre itinerários urbanos e a circulação de imagens e olhares em oficinas de fotografia pinhole, Porto Alegre-RS
Essa dissertação relata, a partir de um estudo etnográfico, a experiência de duas oficinas de fotografia pinhole de que participei igualmente como pesquisadora e professora da técnica, realizadas nos bairros Partenon e Lomba do Pinheiro na cidade de Porto Alegre. A partir das experiências vividas com os alunos dessas atividades, analisam-se aspectos so
Publicado em: 2008
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12. EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA: ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
O presente trabalho estuda os enunciados da campanha publicitária que ficou comumente conhecida pelo seu mote: Eu sou brasileiro e não desisto nunca. Para tanto, buscamos analisar, à luz de Fairclough, os textos dos anúncios narrativos da referida campanha com o intuito de saber como neles se manifesta o ethos, nossa principal categoria de análise. Inic
Publicado em: 2006