Arte Moderna
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37. A presença da Galeria Collectio no mercado de arte brasileiro durante a década de 1970.
resumo Este primeiro estudo pretende resgatar a história da galeria Collectio por meio de seu posicionamento na mídia, em anúncios publicitários, reportagens ou entrevistas publicadas na imprensa brasileira entre 1970 e 1973, o que nos permitirá um ponto de vista privilegiado do crescimento do mercado de arte brasileiro. A trajetória da galeria seria m
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-12
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38. LESÕES EM BAILARINOS PROFISSIONAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
RESUMO A dança tem o movimento como elemento fundamental e o corpo do bailarino como matéria-prima para expressar sua arte; para isso, exige a máxima disciplina na busca da excelência técnica e artística. Para atender às demandas profissionais, os bailarinos são submetidos a extenuantes rotinas de treinamento, que favorecem o desenvolvimento de lesõ
Rev Bras Med Esporte. Publicado em: 2017-12
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39. “Terminologia Musical” e “Origem do Fado”: cultura política e identidade nacional nos estudos musicológicos de Mário de Andrade, publicados na revista Illustração Musical (1930-1931)
RESUMO O horizonte do presente artigo é as questões do Modernismo e sua vinculação com a cultura política, pela perspectiva da identidade nacional, nos estudos musicológicos “Terminologia Musical” e “Origem do Fado”, escritos por Mário de Andrade e publicados na revista Illustração Musical. Esse periódico é a principal fonte documental mob
Educ. rev.. Publicado em: 2017-09
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40. Gráficos, cartas, mapas: traçando a história global da arte moderna
RESUMO Diversas novas tendências filosóficas nos estimulam a rever as metodologias em história da arte no sentido de descolonizar a mais poderosa de suas narrativas: o cânone modernista. Com este fim, o presente artigo explora como as abordagens quantitativas, cartográficas e estatísticas, combinadas com a utilização de outras abordagens mais tradici
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-08
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41. Tecido estrangeiro, hábitos locais: indumentária, insígnias Reais e a arte da conversão no início da Era Moderna do Reino do Congo
RESUMO Da decisão do rei de abraçar o catolicismo na virada do século XVI até o avanço do colonialismo imperialista do final do século XIX, os homens e mulheres do reino do Congo na África central criativamente misturaram, fundiram e redefiniram formas visuais locais e estrangeiras, pensamento religioso e conceitos políticos numa visão de mundo orig
An. mus. paul.. Publicado em: 2017-08
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42. Mario Sironi nas chamadas Coleções Matarazzo do MAC USP
O acervo de arte moderna italiana do MAC-USP pode ser considerado a maior coleção desse gênero fora da Itália e vem sendo objeto de estudo nos últimos anos. Das 71 obras italianas, seis são de autoria de Mario Sironi. Este artigo propõe uma apresentação do percurso do artista, com breve análise de sua evolução pictórica, a partir dos estudos já
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
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43. O cubismo como método
Este artigo busca discutir a relevância do Cubismo para a concepção de Modernismo elaborada pelo crítico de arte norte-americano Clement Greenberg a partir da análise de ensaios e textos críticos publicados por ele ao longo de mais de três décadas, nos quais transparece a identificação da unidade do plano pictórico – entendida pelo crítico como
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06
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44. Contos de fadas da memória em Baú de ossos, de Pedro Nava
resumo Situada em relação à problematização pós-moderna do conhecimento histórico, a prosa memorialística, mesmo se transformada em arte, tem sido descrita em relação à memória, mais que em relação à história. Baseado em um criticismo biográfico e histórico, este artigo pretende discutir a presença dos contos de fadas nos escritos de Pedro
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-04
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45. A ultrapassagem das fronteiras: hibridismo e universalismo na obra de Laura Erber
resumo Este artigo analisa duas das obras literárias da escritora, artista visual e professora Laura Erber, explorando o convívio na sua escrita de algumas tendências caraterísticas da literatura brasileira pós-moderna, como o hibridismo genérico, os diálogos interartísticos, o protagonismo da dimensão metaficcional ou a atualização da escrita do
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-04
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46. 2 Angélicos: Argan e Didi-Huberman.
Resumo O presente artigo apresenta dois perfis criados para Fra Angelico por dois historiadores da arte, Giulio Carlo Argan e Georges Didi-Huberman. Cotejam-se aproximações existentes entre a percepção dos historiadores no que se refere ao caráter inabitual de Angelico dentro do contexto do Renascimento italiano e as diferentes metodologias de abordagen
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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47. Hubert Damisch e Stephen Bann: Uma Conversa.
Resumo A entrevista a seguir, concedida a um grupo de teóricos e críticos, entre eles, Stephen Bann, historiador da arte e um dos editores da Oxford Art Journal, apareceu, originalmente, em número especial dessa publicação [vol. 28, n. 2, 2005, p. 157-181], tendo resultado de seminário dedicado à obra de Damisch, promovido pela revista, em parceria co
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-06
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48. Niilismo e alegoria em Lira de lixo , de Adriano Scandolara
RESUMO Em Lira de lixo , Adriano Scandolara elabora poeticamente uma vivência social típica da modernidade, relacionada à vida num grande centro urbano (no caso, a Curitiba do século XXI). Tal vivência pode ser percebida não apenas na temática desenvolvida nos poemas do autor como também nas determinantes formais de sua poesia. Conjuga-se, então, um
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2016-06