Arte Moderna Seculo Xx
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13. Ode marítima: do atual ao inaugural a poesia como poiesis e performance
O objetivo deste trabalho é demonstrar por que Ode Marítima é considerada o poema expressão máxima do movimento sensacionista, idealizado por Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, no início do século XX, estabelecendo uma relação entre o atual e o inaugural, o moderno e o arcaico, o tempo e o não-tempo, o tempo cronológico e o tempo mítico. P
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
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14. A arte mural e a prática da preservação / The mural art and the practice of preservation
Este trabalho de pesquisa é sobre a prática da preservação da arte mural, desenvolvida na cidade de São Paulo e tem como objetivo identificar as bases do pensamento preservacionista da arte mural através da análise das intervenções de profissionais atuantes na área de conservação e restauração de obras murais, que se encontram remanescentes na
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/09/2011
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15. Capoeiras e valentões na história de São Paulo (1830-1930) / Capoeiras and bullies in the history of São Paulo (1830-1930)
Até meados do século XX, a capoeira teve seu potencial, enquanto registro de ações e vontades de africanos escravizados e seus descendentes, ignorado pelo estudo histórico. A partir de pesquisas específicas sobre tal manifestação, a historiografia sobre o tema avançou de maneira significativa. Primeiro, mais focada em dois estados conhecidos como po
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
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16. Traços de Belo Horizonte: a contribuição dos caricaturistas para a consolidação do modernismo na cidade moderna
A proposta central, sob a qual se articula esta dissertação, compreende identificar a relevância dos caricaturistas das décadas de 1920 e 1930 e suas produções artísticas como elementos que influenciaram a configuração do modernismo em Belo Horizonte. Através de uma pesquisa qualitativa, a presente dissertação argumenta como tal corrente artísti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2011
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17. A imagem conceitual: uma contribuição ao estudo da arte contemporânea
O estudo que realizamos sobre a imagem conceitual buscou revelar uma categoria de arte, presente na arte contemporânea dos anos 1960 e 1970, que até agora não havia sido devidamente percebida. A imagem conceitual é um tipo de imagem em que se visualizam conceitos, dá visibilidade às idéias em arte e por isso é obra, e não apenas registro. Identifica
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
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18. A forma da palavra: poesia visual sânscrita, grega e latina / The words shape: sanskrit, greek and latin pattern poetry.
Em nossos dias, considera-se a articulação entre expressão e conteúdo no poema um dos traços mais importantes da criação poética. Desde a eclosão dos movimentos estéticos de vanguarda do século XX, que procuraram romper com os discursos tradicionais e as formas canônicas do verso, a tensão palavra/som/imagem tem sido um vetor construtivo por exc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/07/2011
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19. Moda: moderna medida do tempo
Este trabalho tem por objetivo geral examinar a relação entre moda e arte. Mais especificamente, tentamos entender a moda como um fenômeno social que propicia uma nova experiência de tempo que modifica a narrativa histórica. Para tanto, foi necessário adotar como referencial teórico a pesquisa sobre arte, tempo e narrativa histórica realizada por aut
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/06/2011
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20. Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nos tempos do Rio Moderno
Esse artigo trata sob um viés histórico, da cidade do Rio de Janeiro que, no início do século XX, ao ser remodelada como cidade capital, direcionou não somente uma nova arquitetura de fluxos, como também, e principalmente, gerou novos comportamentos sob a regência do urbano. Nesse contexto, a pesquisa pretende demonstrar que as aplicações da arte e
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. Publicado em: 2011-12
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21. Reflexão teológica da descida de Cristo à mansão dos mortos: origens e desdobramentos de um artigo da fé
A afirmação da descida de Cristo à morada dos mortos (ou aos infernos) tem sido alvo de muitas interpretações teológicas desde o séc II. Formulada num contexto bíblico, onde expressões como Sheol, Hades eram usais, refere-se ao tempo transcorrido entre a morte e ressurreição de Jesus, às atividades ele teria realizado nesse período e ao signific
Publicado em: 2011
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22. Absorto na ação
O filme Zidane, um retrato do século XXI, de Douglas Gordon e Philippe Parreno (2006) pertence à tradição de absorção que desempenhou um papel crucial na evolução da arte moderna. O autor explora a tensão entre absorção e teatralidade - central tanto para a pintura francesa do século XVIII como para a fotografia dos séculos XX e XXI - e tira con
Novos Estudos - CEBRAP. Publicado em: 2010-07
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23. Acervos de obras de arte em plástico: perfil das coleções e propostas para conservação destes bens
Os acervos museológicos no Brasil foram durante muito tempo, constituídos por materiais bastante conhecidos pelos conservadores-restauradores, como esculturas em madeira, pedra ou metal, pinturas sobre telas, documentos em papel e gravuras entre outros. Porém, este perfil começou a se modificar a partir do final do século XIX e início do século XX com
Publicado em: 2010
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24. Flausino Vale e Marcos Salles: influências da escola franco-belga em obras brasileiras para violino solo / Flausino Vale and Marcos Salles : influences of Franco-Belgian School on Brazilian works for solo violin
Marcos Salles (1885-1965) e Flausino Vale (1894-1954) compuseram para violino desacompanhado no início do século XX, possivelmente inaugurando a escrita sistemática para violino solo por brasileiros natos. Obras destes dois amigos violinistas são aqui divulgadas, identificando-se a influência da escola franco-belga na história técnica e literária do
Publicado em: 2010