Arte Moderna Seculo Xx
Mostrando 1-12 de 49 artigos, teses e dissertações.
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1. A SEMANA DE CEM ANOS
RESUMO Às vésperas de seu centenário, a Semana de Arte Moderna, ocorrida em fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, se torna definitivamente uma efeméride nacional. A história dessa consagração, porém, é tortuosa e escrita por diferentes frentes de ação. Quase cem anos depois do evento - narrado pela sua fortuna crítica como, paradox
ARS (São Paulo). Publicado em: 2021-04
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2. LITERATURA BRASILEIRA DE ESQUERDA
Resumo: A gênese e desenvolvimento da literatura de esquerda no Brasil está intimamente ligada aos obstáculos e dilemas encontrados durante a evolução do país, e também é inseparável de movimentos políticos internacionais e correntes intelectuais. Da abolição da escravatura e colapso do império, no século XIX ao estabelecimento e retorno da dit
Rev. Bras. Lit. Comp.. Publicado em: 2020-12
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3. “OS MENINOS DIANTE DE NÓS”: EDUCAÇÃO, ARTE E POLÍTICA NA EXPOSIÇÃO DE DESENHOS DE ESCOLARES BRITÂNICOS (1941)
Resumo Este artigo analisa a Exposição de Desenhos de Escolares Britânicos, ocorrida no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) do Rio de Janeiro em 1941, como um esforço de propaganda da cultura britânica nas Américas tendo em conta o contexto da Segunda Guerra Mundial, mas também como parte de um conjunto de iniciativas educacionais envolvendo arte, vo
Hist. Educ.. Publicado em: 25/11/2019
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4. PROJETOS AFETIVOS E ESTÉTICOS: OS VÍNCULOS ENTRE O CRÍTICO DE ARTE MÁRIO PEDROSA E O ARTISTA ALEXANDER CALDER
Resumo O objetivo do artigo é investigar como a relação entre o artista norte-americano Alexander Calder e o crítico de arte brasileiro Mário Pedrosa contribuiu para o surgimento do programa concretista carioca nos anos 1940 e 1950. Durante seu exílio nos Estados Unidos, Pedrosa teve a oportunidade de conhecer o artista, com quem acabou por estabelecer
Sociol. Antropol.. Publicado em: 19/08/2019
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5. Antimonumentos: trabalho de memória e de resistência
Resumo Este ensaio apresenta uma reflexão sobre o fenômeno dos "antimonumentos" que surgiram no final do século XX como uma forma de lidar, pelo viés das artes, com a violência de Estado, como nos casos do nazismo e das ditaduras latino-americanas. Este texto faz inicialmente uma retomada da mnemotécnica, ou seja, da antiga "arte da memória", que tem
Psicol. USP. Publicado em: 2016-04
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6. Arte Nova e Eclectismo no palacete projectado por Ernesto Korrodi para a família Bouhon
No início do século XX, o design de interiores resultava do trabalho desenvolvido por arquitectos, decoradores, pintores ou entalhadores. Embora então integrado no universo das artes decorativas, acreditamos que já existia como prática profissional regulada por uma rede coerente de princípios de concepção e pelo entendimento do espaço interior como
An. mus. paul.. Publicado em: 2013-12
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7. A ampliação de limites na obra de Carlos Vergara
Esta dissertação de mestrado teve como objeto de investigação a obra de Carlos Vergara, com enfoque em trabalhos realizados na década de 1960: Happening G4, Berço Esplêndido, Brinquedo (Objetos-Módulos), Empilhamentos; além de trabalhos dos anos 1990 e 2000, tais como Capela do Morumbi, Farmácia Baldia e Feira de Adivinhações. A partir dessas obr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/10/2012
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8. Estratégias de flexibilidade na arquitetura residencial multifamiliar / Strategies of flexibility in the multifamily residential architecture
A arquitetura residencial coletiva, representada pelos edifícios multifamiliares voltados para as massas que habitam as áreas urbanas, é o maior protagonista da arquitetura cotidiana, desde o início do século XX, período que desenvolveu, propagou e consolidou o repertório formal, normativo e estético dessa célebre tipologia. As motivações que impu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/04/2012
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9. WIEDERAUFBAU NO BRASIL: RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA DE ULM E O PROJETO PEDAGÓGICO DO MAM CARIOCA
Resumo: Ao procurar entender a fundação do Museu de Arte em face do processo de modernização brasileira de meados do século XX, a busca de referências estrangeiras na concepção do museu tem sido caminho obrigatório para as investigações sobre a instituição. As constantes referências à escola de Ulm e à inspiração que poderia ter proporciona
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2012-06
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10. Mafai e Scipione: a Scuola Romana di Pittura no MAC-USP
Estudo crítico sobre obras de dois pintores italianos, Mario Mafai e Gino Bonichi (dito Scipione), pertencentes à Scuola Romana di Pittura, presentes no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP): Rapaz e Natureza-morta (Mafai) e Oceano Indiano (Scipione) integram o primeiro acervo do atual museu, e são advindas da antiga coleç�
ARS (São Paulo). Publicado em: 2012
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11. Imagens de memória: esquecimento na contemporaneidade
A arte, ao misturar-se com a vida, atende ao dever de memória exigido após a Shoah e desenvolve estratégias diante do desafio da representação da catástrofe. Para isso, é fundamental compreender a relação complexa com a temporalidade pela qual passou o século XX até chegar à cultura de memória e à abertura dos arquivos proibidos. Se a história
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/11/2011
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12. Cartazes concretistas: arte, design gráfico e a visualidade moderna nos anos 50 e 60 no Brasil
Esta pesquisa trata das artes visuais e do design gráfico no Brasil na segunda metade do século XX, tomando como objeto de estudo cartazes de exposições de arte e de eventos culturais dos anos 1950 e 1960. Através de uma investigação interdisciplinar entre o campo da arte e do design gráfico, a tese discute a visualidade proposta pelas inovações fo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/10/2011