Arte Em Exposicao
Mostrando 25-36 de 132 artigos, teses e dissertações.
-
25. Primeira Exposição de Desenho Infantil e Juvenil do Paraná uma renovação no conceito das exposições escolares (1943)
O artigo analisa a Primeira Exposição de Desenho Infantil e Juvenil realizada em Curitiba/PR, no ano de 1943, e suas relações com as tendências modernas em arte e educação. O evento envolveu intelectuais e artistas como Raul Gomes, Erasmo Pilotto, Helena Kolody e Guido Viaro, além de professorandas e alunos de escolas públicas e particulares. Defend
Rev. Bras. Educ.. Publicado em: 2014-06
-
26. O “Mês das Crianças e dos Loucos”: um olhar sobre a exposição paulista de 1933.
O “Mês das Crianças e dos Loucos” foi uma exposição organizada por Flávio de Carvalho e Osório Cesar em 1933, em São Paulo, no Clube dos Artistas Modernos (CAM), associada a conferências das quais participaram artistas, médicos, intelectuais e educadores. Este estudo documental buscou desenhar a estrutura do evento e seu impacto cultural: como f
ARS (São Paulo). Publicado em: 2013-12
-
27. Obras à mostra: articulações do trabalho de arte pelo desenho de exposição.
Esse artigo examina processos tradicionalmente envolvidos nas práticas curatoriais e a maneira pela qual estas se definiriam historicamente em contraposição ao gesto artístico. Serão delineadas as origens institucionais da curadoria, a renegociação do papel do curador durante o modernismo e algumas perspectivas contemporâneas sobre a curadoria indepe
ARS (São Paulo). Publicado em: 2013-12
-
28. Ne pas toucher aux œuvres: o princípio da (in)tangibilidade da obra de arte no contexto de sua exibição e suas (contra)significações pedagógicas
Este ensaio, de cunho filosófico e programático, discorre sobre as significações da arte no contexto de sua exibição e suas implicações pedagógicas. Por contexto de exibição compreende-se os espaços institucionais e não institucionais que abrigam e expõem a produção dita de arte, tais como: os museus e as galerias de arte. O texto discute o c
Educ. rev.. Publicado em: 2013-09
-
29. O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA BIOEXPOSIÇÃO "A CÉLULA AO ALCANCE DA MÃO" EM UM CENTRO DE CIÊNCIAS: DESAFIOS DA MEDIAÇÃO
Os espaços não formais de ensino têm como principal função promover a divulgação científica e a popularização da ciência. A fim de proporcionar a inclusão social e a divulgação dos conhecimentos relativos ao corpo humano, foi desenvolvida pelo Museu de Ciências Morfológicas da UFMG a coleção de arte-educação "A célula ao alcance da mão"
Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte). Publicado em: 2013-04
-
30. Igualdade, desigualdade e diferenças: o que é uma escola justa?
Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que teve por título Direitos humanos, justiça e violência: percepções sobre a escola justa. O ponto de partida foi a constatação do impasse e da circularidade do debate sobre a violência, a reprodução das desigualdades e o desrespeito às diferenças no cotidiano escolar. Como enfrentar de for
Educ. Pesqui.. Publicado em: 2013-03
-
31. Curadoria autoral: o papel dos arranjos expositivos na comunicação do trabalho de arte
À luz do desenvolvimento dos meios de comunicação de massa e das tecnologias telemáticas, essa tese tem o objetivo de propor uma perspectiva relacional que nos permita avaliar a autonomia criativa das práticas curatoriais em outras palavras, a capacidade do curador de intervir no valor e sentido do trabalho do artista, e mesmo de ser ele próprio apto a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/06/2012
-
32. Mecenato: atores, objetos e práticas
Esta pesquisa analisa o encontro de um grupo de pessoas empenhadas na organização do Museu de Arte de São Paulo, desde a sua inauguração no ano de 1947 até a primeira exposição internacional de parte do seu acervo em 1953 no Musée de l’Orangerie, em Paris. Convocamos os registros do idealizador do museu, Assis Chateaubriand, de seus diretores Piet
Publicado em: 30/03/2012
-
33. Ora, direis, ouvir imagens?: um olhar sobre o potencial informativo da áudio-descrição aplicada a obras de artes visuais bidimensionais como representação sonora da informação em arte para pessoas com deficiência visual
Pesquisa sobre o potencial informativo da áudio-descrição aplicada a obras de artes visuais bidimensionais como representação sonora da Informação em Arte para pessoas com deficiência visual. Desenvolvida por meio de uma metodologia híbrida composta pelos métodos do Paradigma Indiciário, da Pequisa-Ação e com base no Modelo Estrutural para Pesqu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
-
34. Do tempo dos sonhos à galeria : arte aborígine australiana como espaço de diálogos e tensões interculturais / From the dreaming to the gallery : Australian aboriginal art as a locus for intercultural dialogue and tension
A arte contemporânea dos povos indígenas da Austrália é um fenômeno sui generis e ainda pouco conhecido no Brasil. Ancora-se em práticas e valores tradicionais, e, ao mesmo tempo, está inserida nas instituições museológicas e no mercado de arte. Na Austrália, sua valorização e institucionalização vêm ocorrendo, gradualmente, desde os anos 197
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/03/2012
-
35. Música e ato / Musician and act
O presente trabalho é divido em três partes. A primeira é uma exposição crítica da formação do músico intérprete, forjada na metodologia do Conservatório pós-Revolução Francesa e estabelecida no Romantismo. Compara-se essa "mentalidade" à noção da "sociedade disciplinar", "sociedade dos corpos dóceis", desenvolvida por Michel Foucault (2007
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2012
-
36. Assombrações na bíblia judaica: estudo clasificatório sobre tradições folclóricas de demônios e fantasmas difundidas no Antigo Israel e subjacentes aos textos hebraicos canônicos
Esta dissertação desenvolve-se a partir da seguinte hipótese: à semelhança de todas as demais culturas ao redor do mundo e em todas as épocas, o Antigo Israel cultivou crenças em assombrações. Dessa hipótese, desdobra-se uma pergunta central: a Bíblia judaica conservou vestígios dessas crenças? A pesquisa elabora uma resposta em três capítulos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/01/2012