Arte E Fotografia
Mostrando 1-12 de 236 artigos, teses e dissertações.
-
1. Olhar soberano na fotografia de José Domingo Laso
Resumo A série fotográfica Quito a la vista, de José Domingo Laso Acosta, retrata os principais pontos turísticos da cidade em 1911. Entretanto, por meio de intervenções nos negativos fotográficos, Laso literalmente apagou a presença indígena das paisagens da cidade. A partir da noção de vida nua (Agamben), analisa-se a relação entre arte, polí
Revista Direito e Práxis. Publicado em: 2022
-
2. A CASA E A CIDADE COMO ESPAÇOS PLURAIS PARA ENCONTROS COM A ARTE
RESUMO Encontrar a arte nas casas e nas cidades, às vezes escondida ou não percebida, como espaço e lugar da cultura, da vida é o foco de questões que são refletidas a partir de duas ações poéticas vividas com estudantes do curso de Pedagogia e com crianças a partir de uma pesquisa sob minha orientação. A a/r/tografia — unindo o artista criador
Cadernos CEDES. Publicado em: 2022
-
3. De Verfall e Verkümmerung a Katastrophe: a modernidade em Walter Benjamin
Resumo O objetivo desse artigo é retomar uma série de conceitos-chave e noções de Walter Benjamin - na edição alemã de seus escritos - a partir da hipótese de que, através de seu preceito de den Pessimismus organisieren, há uma passagem do enfoque da modernidade como Verfall e Verkümmerung de capacidades humanas ao seu enfoque como Katastrophe da
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2022
-
4. A fotografia para além do registro histórico: o trabalho social, pedagógico e artístico de Tina Modotti nas “Escuelas Libres de Agricultura”
RESUMO A década de 1920 no México foi marcada por intensa produção cultural. Tina Modotti e outros artistas das mais variadas áreas iniciaram um projeto que visava produzir uma arte que fosse pública, ou seja, que fosse feita pelo povo e para o povo. Nesse sentido, a arte mexicana dessa década é marcadamente política. Tina foi uma fotógrafa italian
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2021-05
-
5. DA FOTOGRAFIA DOCUMENTAL À ARTÍSTICA
RESUMO Este artigo tem a intenção de contribuir com os estudos sobre a visualidade na contemporaneidade ao focar a fotografia contemporânea e sua relação com a sociedade, principalmente na criação e manutenção de regimes de verdade e de poder da atualidade que transmutam o conceito de verdade na contemporaneidade. São abordadas as fricções entre
ARS (São Paulo). Publicado em: 2021-04
-
6. A fotografia do vazio – sobre Haruo Ohara
Resumo Este artigo debruça-se sobre a obra do fotógrafo nipo-brasileiro Haruo Ohara, pouco conhecida entre nós, e que se distingue da de outros fotógrafos pela sua ousada estética que tende a um vazio: captar a presença das coisas e não seu sentido. Sua intensa produção fotográfica é estranhamente realizada em paralelo a sua atividade de agriculto
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2019-04
-
7. Registro/documento: fotografia na obra de arte contemporânea
Resumo O presente artigo tem como intuito apresentar algumas discussões quanto aos registros em arte contemporânea, em especial a fotografia. Esses registros são musealizados como documento ou como obra de arte? Embora possuam a função documental, eles muitas vezes podem ser considerados uma extensão da obra de arte registrada, bem como podem, em certa
Transinformação. Publicado em: 2018-04
-
8. Fotografia: teoria, interrompida?
Resumo Estabeleço um diagnóstico sobre o estado da arte das teorias da fotografia, em vista dos sintomas de uma “interrupção” de seus discursos, no limite entre duas balizas que o orientaram, desde os anos 1980, a saber: a ênfase nos dispositivos técnicos de visualização e seu corolário semiótico de indexicalidade. A partir dos discursos teóri
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-12
-
9. “Ask me to send these photos to you”: a produção artística de Alair Gomes nos Estados Unidos .
resumo Antes de ser conhecida no Brasil, a produção fotográfica de Alair Gomes circulou nos anos 1970 e 1980 nos Estados Unidos, em publicações tanto do meio das artes quanto ligadas a uma homossociabilidade estadunidense, como são os casos das revistas Performance, Gay Sunshine, The Advocate e Advocate MEN, e do Artists Almanac. Este artigo analisa ta
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-12
-
10. Fazendo arte e cinema (ou “quasi-cinema”) com Hélio Oiticica.
Resumo De 1959 a 1966, Andreas Valentin foi aluno de Hélio Oiticica, que lhe ensinou técnicas de pintura, colagem com objetos encontrados e como preparar suas próprias tintas utilizando pigmentos industriais, terra, areia e cola PVA. Essas aulas eram mais um campo para a invenção e a experimentação na própria obra de Oiticica. Reencontraram-se em 197
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
-
11. Quarenta anos do Quarenta clics em Curitiba, de Leminski e Pires
resumo Quarenta clics em Curitiba, publicado em 1976, é um raro, quase sem precedentes, exemplo de fotolivro de literatura brasileira. Realizado colaborativamente por Paulo Leminski e Jack Pires, o exemplar não aparece em qualquer antologia dedicada ao gênero “fotolivro”, nem é mencionado como projeto de livro de artista (artistic book) em publicaç�
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-08
-
12. Marcel Duchamp – Notas da Caixa de 1914
Nos anos 1970, artistas e críticos do Rio de Janeiro e em São Paulo estabelecem singular colaboração, por meio de formação de grupos e parcerias que, como frentes de ação, propõem intervenções estratégicas no circuito de artes. Tais intervenções ocorreram simultaneamente a diagnósticos sobre impasses para viabilização da emergente produção
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-06