Arte E Filosofia
Mostrando 25-36 de 613 artigos, teses e dissertações.
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25. Inventário de procedimentos didáticos de tradução: teoria, prática e método de pesquisa
RESUMO Na filosofia da diferença em educação, o texto defende a seguinte tese como fato: o professor cria teoria, prática e método porque, ao educar, traduzindo, não tem como não criá-los. Ou, escrito de outro modo: ao traduzir a ciência, a arte e a filosofia, de modo curricular e didático, o professor tem, necessariamente, ideias criadoras. Para d
Rev. Bras. Educ.. Publicado em: 11/06/2018
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26. ARTHUR DANTO E A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA
RESUMO O artigo, em um primeiro momento, reconstrói a separação realizada por Arthur Danto entre Estética e Filosofia da Arte. Essa separação se encontra no fundamento da ontologia dantiana e distancia sua tentativa de definir arte dos argumentos da tradição estética sobre a beleza e o gosto. A partir dessa reconstrução, dou um segundo passo e ana
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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27. O FIM DA ESTÉTICA E A NOVA CRÍTICA DE ARTE EM BENJAMIN
RESUMO O artigo pretende mostrar como o esforço de Benjamin no sentido de fundar uma nova crítica de arte remonta ao mesmo tempo ao primeiro Romantismo de Iena e à Filosofia de Hegel. Enquanto Hegel proclama o fim da estética e da obra de arte tradicional, os românticos, na figura de F. Schlegel e Novalis, apontam para a continuação de um discurso fil
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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28. INTUIÇÃO E CRIAÇÃO: A FILOSOFIA COMO ATO DE RESISTÊNCIA
RESUMO: O objetivo deste artigo é indagar de que maneira a filosofia pode ser compreendida como um ato de resistência. Deleuze introduz essa tese, ao aproximar a filosofia da arte, porquanto ambas são atos de criação. Nesse sentido, o método filosófico de Bergson - a intuição - já indica um tipo de atividade filosófica que se caracteriza, antes d
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2017-12
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29. A voz de Deus e as mãos de Bispo. Arte e loucura na escrita pictórica de Arthur Bispo do Rosário
A intenção deste ensaio é a de problematizar o percurso existencial, social, psiquiátrico e artístico do artista-louco Arthur Bispo do Rosário, numa perspectiva de interpretação que conjuga ao mesmo tempo o discurso teórico da psicanálise (Freud e Lacan), o discurso da arqueologia da filosofia de Foucault, e a leitura do conceito de procedimento pa
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2017-10
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30. A Estética da Existência e a Diferença no Encontro da Arte com a Educação
Resumo: O presente artigo é parte de uma pesquisa que problematiza o encontro da arte com a educação, no Brasil, nas últimas duas décadas. Buscou-se apreender como as noções de estética da existência e diferença, oriundas respectivamente das teorizações de Michel Foucault e Gilles Deleuze, passaram a fazer parte da pedagogia da arte, no referido
Educ. Real.. Publicado em: 07/08/2017
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31. A POTÊNCIA DE VIVER: DELEUZE E A ARTE
Resumo Apresentamos neste artigo nossas considerações acerca da leitura empreendida por Deleuze em torno do pensamento estético dos artistas Carmelo Bene e Samuel Beckett. Nosso objetivo foi o de pensar, juntamente com Deleuze, na arte como uma potência de viver, isto é, um modo específico de tentar compreender os efeitos produzidos pelos objetos esté
Psicol. Soc.. Publicado em: 10/07/2017
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32. Atenciografia do Corpo: interseções entre Lisa Nelson e Gilbert Simondon a partir de um fragmento de relato
Resumo: O artigo propõe uma interseção entre arte e filosofia aproximando uma prática de atenção em uma seção de Tuning Scores, descrita pela coreógrafa e video-maker americana Lisa Nelson, à relação do indivíduo com o meio e com outros indivíduos, pensada pelo filósofo francês Gilbert Simondon. O fragmento de descrição de Lisa Nelson acerc
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-04
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33. Zaratustra versus Parsifal
Resumo Entre os motivos que conduziram Nietzsche à escrita de Assim falou Zaratustra, os estudos especializados deixaram de investigar a importânciaque Wagner teve no surgimento dessa obra e, particularmente, o seu Parsifal.O presente artigo pretende evidenciar o conjunto dos elementos quepermitem sustentar a hipótese de que, entre essas duas obras, há u
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2017-04
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34. Presença que não se Faz Só: potências de afeto no ato de com-por entre corpos
Resumo: Este texto apresenta uma abordagem da presença do artista como relação, propondo um olhar sobre o corpo e sobre o deslocamento da noção de presença como uma atribuição prévia do artista, possibilitando a atenção ao que emerge no encontro entre corpos, no aqui e agora. O público é considerado como interlocutor ativo e o artista como aquel
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-04
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35. Do Génio ao jogo. O papel da Técnica na Transformação dos Valores Estéticos em Walter Benjamin
Resumo: Analisando o papel desempenhado pela questão da técnica no pensamento de Walter Benjamin, o artigo debruça-se sobre a transformação dos valores estéticos, na modernidade. As técnicas de reprodução/registo inventadas nos séculos XIX e XX, como a fotografia e o cinema, obrigaram a uma revisão das articulações entre arte, técnica e histór
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2017-03
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36. Necessidades de saúde e o cuidado de enfermagem
RESUMO Objetivo: apresentar os conceitos de necessidades em distintas vertentes para discutir a possibilidade de um atendimento que incorpore, no serviço de saúde, uma visão mais abrangente das vulnerabilidades humanas. Método: os argumentos se pautam em teoristas de enfermagem que trabalharam na construção de referenciais pertinentes ao cuidado fund
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2016-12