Arte Colecoes
Mostrando 25-36 de 51 artigos, teses e dissertações.
-
25. No fim da linha do bonde, um tapete voa-dor : a Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (1990-2008): inventário de uma práxis
Esta tese é o resultado do levantamento sistemático, como um inventário documental comentado, sobre o Núcleo de Atividades Expressivas Nise da Silveira, sua Oficina de Criatividade e seu acervo, no período de 1990 a 2008. O núcleo, um dispositivo da rede de saúde mental coletiva, faz parte do Centro de Reabilitação Psicossocial São Pedro, setor do
Publicado em: 2010
-
26. Laboratório no museu: práticas colaborativas dentro de instituições de arte
Durante as décadas de 196070, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), sob a direção do prof. Walter Zanini, serviu de espaço para a experimentação de diversas linguagens artísticas. Entre as inúmeras atividades realizadas pelo diretor Walter Zanini, está a sua participação na Conferência Internacional de Museus e C
Publicado em: 2010
-
27. Estudo de Impacto de Vizinhança : uma análise crítica feita por meio dos relatórios de impacto de vizinhança apresentados no DF
A filosofia do acesso livre ao conhecimento científico surgiu da dificuldade das bibliotecas universitárias de todo mundo em manter atualizadas as assinaturas das coleções de periódicos científicos. Os repositórios institucionais são uma das ferramentas que se mostram como alternativa para a comunicação da Ciência livre de barreiras de acesso. A p
Publicado em: 2010
-
28. Memória e arte : a (in)visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileiros
A presente pesquisa pretendeu compreender como museus de arte contemporânea, vistos como instituições de memória, representam suas coleções - e por fim, algumas vezes, a si mesmos - no intuito de construir um projeto narrativo que ao mesmo tempo "constitua um passado" e corteje uma arte de hoje. O processo que compromete a visibilidade da arte sob a re
Publicado em: 2009
-
29. Perseguindo vestígios : perfis de Schwanke - catalogação das obras em acervos institucionais
A presente dissertação teve por objetivo localizar e catalogar as obras do artista plástico Luiz Henrique Schwanke integrantes às seriações de Perfis presentes em acervos institucionais nacionais. No intuito de se obter mais informações foi realizado um levantamento da fortuna crítica relativo à este recorte. A partir do material pesquisado, foi fe
Publicado em: 2009
-
30. Espaços heterotópicos, imagens sobrepostas: encontros entre arte, loucura e memória
O tema deste trabalho consiste no processo de catalogação das obras produzidas na oficina de Criatividade Nise da Silveira, freqüentada por internos do hospital Psiquiátrico São Pedro, situada em Porto alegre, Rio Grande do Sul. Durante os 17 anos de sua existência, essa oficina foi se instaurando como um lugar contra o esquecimento, onde temporalidade
Psicologia: Ciência e Profissão. Publicado em: 2009
-
31. Among the rocks: the later prehistoric human occupations and the rock art of Diamantina, Minas Gerais / Entre as pedras: as ocupações pré-históricas recentes e os grafismos rupestres da região de Diamantina, Minas Gerais
A região de Diamantina, em Minas Gerais, guarda um amplo acervo de grafismos rupestres e ricos conjuntos artefatuais e estruturas atribuíveis aos últimos 1.500 anos de ocupação humana. Esta pesquisa investiga os dois conjuntos de registros arqueológicos: o horizonte recente e as pinturas rupestres. Numa análise que procura congregar estudos intra e in
Publicado em: 2009
-
32. Contributions to topic taxonomy construction in a specific domain using statistical learning / Contribuições para a construção de taxonomias de tópicos em domínios restritos utilizando aprendizado estatístico
A mineração de textos vem de encontro à realidade atual de se compreender e utilizar grandes massas de dados textuais. Uma forma de auxiliar a compreensão dessas coleções de textos é construir taxonomias de tópicos a partir delas. As taxonomias de tópicos devem organizar esses documentos, preferencialmente em hierarquias, identificando os grupos obt
Publicado em: 2009
-
33. Os salões municipais de belas artes e emergencia da arte contemporanea em Belo Horizonte : 1960-1969 / The fine arts municipal salons and the emergency of contemporary art of Belo Horizonte : 1960-1969
Encontra-se, nessa tese, o estudo das obras premiadas nos Salões Municipais de Belas Artes (SMBAs) de Belo Horizonte na década de 1960 e a transformação do SMBA em Salão Nacional de Arte Contemporânea (SNAC) em 1969. Para tanto, tornou-se necessário o entendimento das modificações do cenário artístico de Belo Horizonte iniciadas pelos confrontos e
Publicado em: 2008
-
34. Memorias para uma poetica : Herbario Mnemosine : uma biblioteca de testemunhos
Quando arquivamos o nosso passado, catalogamos cada momento da nossa experiência e gravamos nossas lembranças, estamos abrindo um processo de resgate das nossas tradições, assim como o colecionador que recolhe e conserva uma série de objetos. A procura de estratégias para preservar a memória por meio de coleções sempre interessou à humanidade. Na n
Publicado em: 2008
-
35. Estudando a cerâmica pintada da tradição Tupiguarani : a coleção Itapiranga, Santa Catarina
A presente dissertação apresenta o estudo de uma coleção de cerâmica pintada Tupiguarani, proveniente da região de Itapiranga, SC. O objetivo do trabalho é demonstrar, a partir da análise da decoração cerâmica, que o modo normativo como os motivos decorativos são construídos, podem indicar a existência de uma tradição cultural, que demonstra
Publicado em: 2008
-
36. Parafernália das mães-ancestrais: as máscaras gueledé, os edan ogboni e a construção do imaginário sobre as "sociedades secretas" africanas no Recôncavo Baiano / Paraphernalia of ancestral-mothers: the Gelede masks, the Ogboni Edan and the imaginary construction about the African Secret Societiesin the Recôncavo Baiano
Esta dissertação constitui-se de um estudo da cultura material de origem africana em que se investiga a produção, circulação, utilização e descarte de objetos africanos e afro-inspirados, aos quais eventualmente no Brasil agregam-se novos significados. Tratamos particularmente de duas produções características dos iorubás: as máscaras gueledé e
Publicado em: 2008