Apreciacao Musical
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13. As significações da percepção na apreciação musical
Esta tese situa a temática das significações da percepção na apreciação musical, com base nos referenciais piagetiano e peirciano, nos quais foram privilegiadas noções referentes às manifestações simbólicas na música pelos sujeitos que participam de atividades didáticopedagógicas em cursos realizados em contextos diversos que visam à educaç
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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14. Três peças aleatórias de L. C. Vinholes numa abordagem pedagógica para criança : análise, criação de atividades musicais e site / Three aleatories pieces by L. C. Vinholes ina pedagogical approach for children : analysis, production of musical activities and site
O objetivo principal desta pesquisa é estudar três peças aleatórias do compositor pelotense Luiz Carlos Lessa Vinholes - Instrução 61, para quatro instrumentos quaisquer (1961); Instrução 62, para instrumentos de teclado (1962); e Peça/Pessa para fazer Psiu/Xi, para bocas (1979) - e, a partir da análise deste material, criar atividades pedagógicas
Publicado em: 2011
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15. As Serestas de Heitor Villa-Lobos : um estudo de análise, texto-música e pianismo para uma interpretação / The Serestas by Heitor Villa-Lobos : a music-text andanalytical study for an interpretation
Este trabalho tem com principal objetivo estudar relação entre análise estrutural, a análise do texto poético, a relação texto-música e pianismo com vistas a uma interpretação nas Serestas de Heitor Villa-Lobos, um ciclo de 14 canções para voz e piano. O pianismo neste caso caracteriza-se por um procedimento que envolve a escrita e a escritura pa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/09/2010
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16. A afro-brasilidade na música para canto e piano no Ciclo Beiramar, op. 21, de Marlos Nobre
A presente dissertação é um estudo sobre a afro-brasilidade na canção de câmara brasileira, tendo como núcleo a análise da obra Beiramar, Op. 21. de Marlos Nobre, composta em 1966, com inspiração nos cantos e crenças negros da Bahia. Abordamos a complexidade da representação das culturas negras no âmbito da música erudita, levando em conta o p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/07/2010
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17. Letra, melodia, arranjo: componentes em tensão em O morro não tem vez de Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes
O registro fonográfico tornou mais fácil pensar uma produção musical como documento, não apenas como objeto de apreciação estética. A gravação de canções populares permite prontamente decompor, recompor, analisar, destacar partes e pensá-las como objeto pertencente a uma rede social de amplitudes quase infinitas. Ocasionalmente, o modo como se c
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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18. A memória e o valor da síncope: da diferença do que ensinam os antigos e os modernos
A síncope é um tema privilegiado nos estudos da música popular que reaparece aqui em um conjunto de considerações que, marcado pelo viés dos saberes das velhas disciplinas de Contraponto e Harmonia, sublinham a interação e, principalmente, a inseparabilidade entre métrica (divisão, ritmo, acentuação, prosódia, etc.) e altura (notas, intervalos,
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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19. As atividades de apreciação musical em diálogo com o desenho: uma análise das primeiras expressões do conhecimento musical por crianças de 3 a 6 anos
This research aims to investigate the cognitive and musical development of children from three to six years old, students from kindergarten of a regular private school in Belo Horizonte, evaluating the effectiveness of the use of drawings in music appreciation activities with children in this age. With the analysis of individual reports and drawings collecte
Publicado em: 2010
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20. A performance musical como interação: dialogismo, significados e sucesso
Como uma performance musical comunica? O que comunica? Como se define uma performance musical bem sucedida? A presente dissertação pretende discutir e buscar respostas a estas questões fundamentais sobre a performance musical da perspectiva de que a performance é essencialmente uma interação social. Para este fim, se elabora uma descrição teórica da
Publicado em: 2010
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21. Um roteiro atemporal: reflexões sobre a música, os músicos e o ensino musical
Trata-se de um estudo reflexivo e comparativo a partir de textos de três principais referências, o poeta português Fernando Pessoa (1888 - 1935), o maestro italiano Sérgio Magnani (1914 - 2001), radicado em Belo Horizonte em 1950, e o educador inglês Keith Swanwick (1931). Algumas concepções destes autores - e de outros autores e músicos - foram anal
Per musi. Publicado em: 2010
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22. Paralelos entre ação teatral e direcionalidade musical
This dissertation aims to investigate the historical parallel of theater and music in the period of constitution to the breakdown of drama and the tonal system. The central point of discussion is the analogy between the concepts of theatrical action and musical directionality, understood as the unfolding of a material initially selected as a basis for artist
Publicado em: 2010
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23. Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian Ferneyhough / An approach to the notion of musical gesture in the poetics of Luciano Berio and Brian Ferneyhough
Abordamos no presente trabalho a noção de gesto musical circunscrita às poéticas dos compositores Luciano Berio e Brian Ferneyhough. O que as liga é a tomada de consciência de que os gestos musicais não devem ser entendidos como unidades fechadas e prontas para serem utilizadas, não importando o contexto em que serão inseridas. Seja por sua utiliza�
Publicado em: 2010
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24. Um estudo experimental a respeito da apreciação musical de alunos do ensino fundamental no ensino musical via computador / An experimental study of elementary student s music appreciation in music teaching via computer
O presente trabalho apresenta a pesquisa de Doutorado que foi desenvolvida no Instituto de Artes da Unicamp pela doutoranda Adriana N. A. Mendes, sob a orientação da Profa. Dra. Aci Taveira Meyer. Teve por finalidade investigar a efetividade de módulos de educação musical, desenvolvidos dentro do Projeto Conexão do Saber da Unicamp, para o ensino music
Publicado em: 2010