Apreciacao Musical
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25. Que acorde ponho aqui? : harmonia, práticas teóricas e o estudo de planos tonais em música popular / Which chord shoud I use here? : harmony, theoretical practices and study of tonal planes in popular music
Harmonia, práticas teóricas e o estudo de planos tonais em música popular Situando a pergunta central - que acorde ponho aqui? - no âmbito das práticas teóricas da harmonia tonal, o presente estudo examina criticamente algumas respostas possíveis procurando perscrutar diferentes motivações, procedências, contextos, concepções, saberes, argumentos
Publicado em: 2010
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26. A guitarra elétrica na música popular brasileira : os estilos dos músicos José Menezes e Olmir Stocker / The electric guitar in brazilian popular music : The styles of the musicians José Menezes and Olmir Stocker
O tema desta tese é a inserção da guitarra elétrica na música popular brasileira, processo que se deu de forma gradativa a partir de meados do século XX. Através do estudo dos estilos de José Meneses e Olmir Stocker, dois músicos que se dedicaram a esse instrumento, procuro compreender o modo pelo qual a guitarra elétrica não apenas foi introduzid
Publicado em: 2010
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27. A peça concatenação nº 162 do Ludus Brasiliensis de Ernest Widmer : uma proposta de análise musical / The piece concatenação n. 162 of Ludus Brasiliensis from Ernest Widmer : a musical analysis proposal
A constante preocupação de como propiciar ao aluno de piano uma visão mais ampla do fazer musical, mais relacionada com a sua época, com o indivíduo, incita a investigação por aquilo que possa expandir essas perspectivas. Nesse sentido, é importante haver pesquisas que promovam, com o intuito de difusão e estudo aprofundado, obras musicais que apres
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/08/2009
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28. Escala multidimensional aplicada aos estudos de apreciação musical
A escala multidimensional (MDS) provém de uma família de técnicas de análise de proximidade de dados, obtida por meio do julgamento do participante que compara vários estímulos em vários traços, concomitantemente. A análise dos julgamentos de proximidade produz um espaço em que pontos representam a relação entre os estímulos em um espaço euclid
Paidéia (Ribeirão Preto). Publicado em: 2009-08
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29. Conexões entre o desenvolvimento cognitivo e o musical: estudo comparativo entre apreciação musical direcionada e não direcionada de crianças de sete a dez anos em escola regular
Esta pesquisa tem como objeto de estudo o desenvolvimento cognitivo-musical, de crianças de sete a dez anos de idade, alunos de 2ª à 5ª séries do Ensino Fundamental, em escola regular. Como referencial teórico, adotou-se a teoria de desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, a Teoria Espiral de Desenvolvimento Musical de Keith Swanwick (1994) e as contr
Publicado em: 2009
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30. A abordagem AME Apreciação Musical Expressiva como elemento de mediação entre teoria e prática na formação de professores de música.
Esta pesquisa investiga a influência de uma proposta de orientação docente no desenvolvimento de articulações entre teoria e prática durante o estágio de uma estudante do curso de Licenciatura em Música da UFBA. Usando um estudo de caso, a pesquisa desenvolveu e aplicou uma abordagem de formação de professores com ênfase em apreciação musical, i
Publicado em: 2009
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31. Centricidade e forma em três movimentos para clarinete e orquestra.
This work aims at providing an overview on the subject of centricity, illustrating several concepts, processes, mechanisms and materials involved in pitch class prioritization which is not well explained by tonal or serial analytical techniques, and refers to a large repertoire which includes works by composers as stylistically diverse as Richard Strauss, Ba
Publicado em: 2009
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32. Da indeterminação a invariancia : considerações sobre morfologia musical a partir de peças de carater aberto / From indeterminacy to invariance : considerations about musical pmorphology from opera form works
The aim of this research was to propose a transference of the indeterminacy issue to the musical morphology field. By evaluating musical works classified as indeterminated in respect of their openess to varied interpretations, we realized that the definition of a musical work in the terms of flexibility or strictness highly depends on how its morphological c
Publicado em: 2009
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33. Percepção subjetiva de tempo durante a apreciação de música erudita ocidental: uma análise multidimensional / Subjective time perception during the appreciation of western erudite music: a multidimensional scaling
Music has been used in the research of subjective time perception because of its characteristics of temporal structure, as the rhythm, the tempo, the musical accents and others. The combination of these elements during musical listening task excite the activation of attention and memory processes involved in processing of the temporal perception. Due to the
Publicado em: 2009
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34. Uma analise musical do Batuque da suite orquestral Reisado do Pastoreio de Oscar Lorenzo Fernandez
This research had the main object to present a possibility of performing the Brazilian symphonic music formed by afro-Brazilian influences, very little explorered by our performers. For that, was chosen particularly the "Batuque" from Suite "Reisado do Pastoreio" composed by Oscar Lorenzo Fernandez, one of the Brazilian woks full of musical richness and reco
Publicado em: 2009
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35. Traduções da lírica de Manuel Bandeira na canção de câmara de Helza Camêu
O principal objetivo deste trabalho é apontar meios que auxiliem o intérprete musical, cantor e instrumentista, a reconhecer e a compreender os significados que permeiam a canção de câmara, em especial a canção brasileira. O trabalho considera que tal compreensão possa conduzir ao êxito da performance e à valorização desse gênero musical. Para a
Publicado em: 2009
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36. Questionamentos sobre a atuação do Regente: o ensino da Performance
It is the objective of this dissertation to study the teaching in the academic training of young learners of conducting, aiming at their performance, the search for a true performance, their freedom of choice and individualism, their limitations, their rapport with the orchestra and the conditions, hindrances, and liberties that they might have in the practi
Publicado em: 2009