Antropologia E Teatro
Mostrando 1-12 de 34 artigos, teses e dissertações.
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1. Experiências Teatrais de Grupo na Ocupação do Espaço Urbano em Porto Alegre
Resumo: O artigo enfoca aspectos do teatro de grupo que se faz na rua, na cidade de Porto Alegre: suas motivações, condições e relações estabelecidas como consequência da ocupação do espaço urbano por meio de espetáculos. Através de análises de discursos de representantes de cinco grupos de teatro de Porto Alegre (coletados através de um semin�
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 25/07/2016
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2. Do Trabalho Etnográfico à Dramaturgia: uma pesquisa teatral sobre os afro-brasileiros do Togo, atualmente
Resumo8: Ao combinar os métodos da antropologia cultural aos do teatro, este artigo considera o processo de criação artística como um campo de trabalho etnográfico. A abordagem proposta visa inverter a postura habitual do pesquisador, considerado como um observador externo ao objeto estudado. Ao colocar literalmente o seu campo à obra, o pesquisador cr
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
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3. Da artificação do sagrado nos museus: entre o teatro e a sacralidade
Do ponto de vista antropológico, alargando a noção de performance do campo das artes e do contexto ritual para virtualmente toda a forma de ação humana, considera-se que diferentes tipos de museus apresentam performances distintas envolvendo um ator e uma plateia. Com o objetivo de estudar a performance museal em sua particularidade no caso francês, o
An. mus. paul.. Publicado em: 2013-12
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4. THE THEATER OF POWER AND THE THEATER OF THE OPPRESSED: SOCIAL RESISTANCE AND INTERVENTION IN CAIEIRAS VELHAS: ARACRUZ, ES (2006-2011) / O TEATRO DO PODER E O TEATRO DO OPRIMIDO: FORMAS DE RESISTÊNCIA E INTERVENÇÃO SOCIAL EM CAIEIRAS VELHAS: ARACRUZ, ES (2006-2011)
Esta pesquisa tem por objeto de estudo a intervenção teatral como forma de intervenção social que busque reconhecer formas de resistência social de grupos sociais em situação de subalternidade para valorizá-las, recuperando uma discussão já iniciada no Serviço Social. O objeto empírico tratado é um conjunto de intervenções teatrais realizadas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/04/2012
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5. Música e ato / Musician and act
O presente trabalho é divido em três partes. A primeira é uma exposição crítica da formação do músico intérprete, forjada na metodologia do Conservatório pós-Revolução Francesa e estabelecida no Romantismo. Compara-se essa "mentalidade" à noção da "sociedade disciplinar", "sociedade dos corpos dóceis", desenvolvida por Michel Foucault (2007
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2012
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6. As Interpretações do Sistema Delsarte no Teatro Russo e Soviético dos Anos 1910-1920
RESUMO Para um grande número de estudiosos anglo-saxões, os ensinamentos de François Delsarte encontram ecos na Rússia, no trabalho de Stanislavski, Vakhtangov e Mikhaïl Tchekhov. A procura por correspondências entre a emoção e o gesto implica uma concepção orgânica do ato criador. Visto, entretanto, a partir da União Soviética-Rússia, Delsarte
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
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7. O espelho mágico do cinema iraniano : uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte / The magic mirror of Iranian cinema : an analysis of the performances of the "no" actors in the films of art
Esta dissertação analisa as performances dos "não" atores no cinema de arte iraniano, a partir das obras Close-up (Nema-ye Nazdik, 1990, Abbas Kiarostami), Salve o cinema (Salam cinema, 1995, Mohsen Makhmalbaf), Tartarugas podem voar (Lakposhtha parvaz mikonand, 2004, Bahman Ghobadi) e O espelho (Ayneh, 1997, Jafar Panahi). Com base na antropologia da per
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2011
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8. A dança dos orixás de Augusto Omolu e suas confluências com a antropologia teatral
The focus on this work is based on the Orixás Dance developed by Augusto Omolu in a transcultural perspective that combines the principles of formation that belongs to Eugenio Barbas Theatrical Anthropology and utilized by actors and dancers. Here, I present the results of this Field research that occurred on Salvador (Bahias State Capital) on the first sem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2011
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9. O Entrelaçamento dos Estudos Modernos da Performance e as Correntes Atuais em Antropologia
RESUMO Este texto propõe uma discussão da relação entre a Performance, o Teatro e a Antropologia. Apresentam-se as origens das relações entre performance e antropologia, elencando as principais ideias dos pioneiros norte-americanos e franceses. Comparam-se os relacionamentos entre artistas e antropólogos como Richard Schechner e Victor Turner, Eugenio
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2011-06
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10. Undivided object: language, ethnography and sources
O artigo defende a idéia que a antropologia não pode se furtar à análise do mundo da arte e dos campos especializados de produção cultural. Para tanto, é preciso examinar, de um lado, a relação entre etnografia, linguagem e processos sociais. De outro lado, o uso que fazemos das fontes (escritas, orais e visuais) em nossas pesquisas. Tal é o pressu
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
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11. A cena negra : uma etnografia sobre teatro negro em Porto Alegre : entre corpos, objetos e encontros
Esta monografia se insere nas discussões a cerca da Antropologia da Arte e é pautada pelo trabalho de campo realizado junto ao grupo de teatro negro Caixa Preta, em Porto Alegre/RS. Parto da premissa de que tudo o que há são encontros, conceito de Espinosa, trabalhado também por Deleuze. Assim, busco tratar, aqui, das relações estabelecidas entre os i
Publicado em: 2011
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12. Sobre o palco, a fera arrebatada, a alma especular e a musa paradoxal: experiências do monólogo, processo criativo, construções de si e autoria. / On the stage, the ecstatic beast, the reflective soul and the paradoxal muse: monologue experiences, creative process, self construction and authorship
This Doctorate thesis has as object the experiences of actors and actresses in the creation and presentation of monologues in Rio de Janeiro, from 2006 to 2010. The analysis of this artistic experience is based on classic topics of Social Sciences concerning the modern individual, such as singularity, authenticity and originality. The matter of authorship co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/09/2010