Andrade Mario De 1893 1945
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25. Tradição, memória e arquivo da brasilidade: sobre o inconsciente em Mário de Andrade
Circunscreve os conceitos de arquivo, memória e tradição na obra de Mário de Andrade, destacando nela as referências teóricas fundamentais ao conceito de inconsciente no discurso psicanalítico de Freud.
História, Ciências, Saúde-Manguinhos. Publicado em: 2009-03
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26. Alphonsus de Guimaraens Filho :: um intelectual em tempos modernos
Nesta dissertação, a obra e a vida de um poeta se mesclam e a arte é posta em diálogo com outros saberes culturais. Entra em cena o contexto histórico-cultural do Brasil nas décadas de 1940 a 1960, período em que Alphonsus de Guimaraens Filho - protagonista neste palco de discussões - iniciou sua carreira literária e trabalhou como funcionário púb
Publicado em: 2009
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27. Poética do lugar em O Turista Aprendiz, de Mário de Andrade, Angústia, de Graciliano Ramos, e Tristes Trópicos, de Claude Lévi-Strauss
A presente dissertação aborda as relações em Literatura Comparada/Espaço, estabelecendo representações da alteridade a partir das definições de estrangeiro, de Julia Kristeva, em Estrangeiros pra nós mesmos (1994), e de exotismo, de Victor Ségalen, em seu Essai sur l'exotisme: une esthétique du divers (1978). Tais definições são problematizada
Publicado em: 2009
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28. Mário de Andrade e a literatura surrealista / Mário de Andrade and the surrealist literature
Esta pesquisa tenciona compreender as relações do escritor Mário de Andrade (1893-1945) com a literatura surrealista, considerando manuscritos e livros em seu acervo, no patrimônio do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), bem como a sua obra publicada. A pesquisa reúne e transcreve textos literários e ensaísticos at
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/07/2008
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29. A expressividade dos neologismos sintagmáticos na prosa de Mário de Andrade / The expressivity of neologisms in the prose of Mário de Andrade
Diante dos vários recursos expressivos presentes nas obras de Mário de Andrade, propõe-se, neste trabalho, uma análise das criações neológicas sintagmáticas que se verificam nas seguintes obras: Primeiro andar (1926); Amar, verbo intransitivo (1927); Macunaíma, o herói sem nenhum caráter (1928); Os contos de Belazarte (1934); Os filhos da Candinha
Publicado em: 2008
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30. Arlequimia mariodeandradeana
O presente trabalho é uma interpretação crítica da prática artística de Mário de Andrade que interroga como a apropriação da figura do Arlequim, que atravessa sua obra, é transformada numa proposta estética e numa conformação de artista. É realizado um panorama histórico da formação da Commedia dell’arte e conceitualiazam-se suas principai
Publicado em: 2008
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31. Contos Novos com novos fios: Mário de Andrade e a modernidade narrativa / Contos Novos with new threads: Mário de Andrade and the narrative modernity
Esta dissertação apresenta dois objetivos operacionalizados em três momentos: 1. estudo da forma do gênero conto; 2. análise do narrador ficcional intradiegético e seus modos de contar; 3. síntese dos três modos de narrar e os processos de narratividade. O objeto de investigação é o conto modernista de Mário de Andrade tratado diacronicamente, se
Publicado em: 2008
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32. A gramatiquinha de Mário de Andrade: uma leitura historiográfica
Este trabalho tem como tema o estudo da Gramatiquinha de Mário de Andrade: numa leitura historiográfica. Inserindo-se na linha de Pesquisa Descrição e História da Língua Portuguesa, apresenta-se como fruto das pesquisas realizadas no Instituto de Pesquisas Lingüísticas Sedes Sapientiae para Estudos do Português, especificamente no Grupo de Pesquisa
Publicado em: 2007
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33. Macunaíma: enumeração e metamorfose / Macunaíma: enumeration and Metamorphose
Este trabalho consiste num estudo sobre o romance Macunaíma, de Mário de Andrade. Ele procura investigar o estilo enumerativo da obra. A intenção é relacionar tal procedimento, que toma sobretudo objetos da natureza brasileira, ao atraso material e cultural e à tentativa de preencher tal lacuna. Busca-se ainda interpretar as constantes metamorfoses ont
Publicado em: 2006
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34. Histórias de vida e amizade: as cartas de Mário, Drummond e Cecília para Henriqueta Lisboa
Este trabalho propõe a leitura das cartas trocadas entre a poetisa Henriqueta Lisboa e Carlos Dummond de Andrade, e das missivas escritas a ela por Mário de Andrade e Cecília Meireles. Para o estudo foi feita uma breve apresentação dos arquivos da autora, por se tratar de preciosa fonte de pesquisa para os estudos literários.Em seguida, questões perti
Publicado em: 2006
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35. Revisitando o ethos indígena e a nação no caminho da construção das identidades
Essa dissertação tem por objetivo fazer um estudo sobre a representação indígena, relacionando-os ao discurso da Nação. Nesse sentido, procurou-se evidenciar como essas representações, instituídas em nossa memória cultural, foram apreendidas em momentos e textos diferenciados. O século XIX aparece como ponto de partida para o estudo das transform
Publicado em: 2006
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36. O turista aprendiz na Amazônia: a invenção no texto e na imagem
O objeto deste estudo é o escritor Mário de Andrade (1893-1945) em sua experiência de fotógrafo moderno, durante sua permanência no norte, especialmente na Amazônia, em 1927, na primeira das duas grandes viagens do Turista Aprendiz pelo Brasil. Analisa o processo criativo no qual as imagens da Codaque constituem o diário imagético dos negativos e pos
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2005-12