Revisitando o ethos indígena e a nação no caminho da construção das identidades

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Essa dissertação tem por objetivo fazer um estudo sobre a representação indígena, relacionando-os ao discurso da Nação. Nesse sentido, procurou-se evidenciar como essas representações, instituídas em nossa memória cultural, foram apreendidas em momentos e textos diferenciados. O século XIX aparece como ponto de partida para o estudo das transformações ocorridas na representação indígena durante o século XX, uma vez que apresenta dois modelos distintos de representação, o atinente ao Romantismo e o presente nos textos de viajantes, naturalistas e cientistas. Os anos 20 e 30 do séc. XX constituem um outro momento de intenso debate sobre o projeto da nação incidindo sobre o contexto cultural. Macunaína e Casa grande &Senzala mostram diferentes acepções de nação, relando representações do indígena, à luz do Modernismo e do Regionalismo, respectivamente. Nos anos 60, 70, durante a disputa ideológica entre a direita e a esquerda, a representação indígena foi retomada no contexto da discussão sobre o modelo autoritário de Estado-Nação. Em Maíra, é mostrado o olhar do índio sobre a nação e ainda é revelada a perspectiva do ethos tribal. Nos anos 90, vive-se um momento de reafirmação étnica, período em que o ponto de vista indígena surge, relacionado e à autoria, como em Ore awé roiru a ma de Kaká Werá Jecupé, narrativa que aponta para locus de enunciação ambivalente, propicio à reflexão sobre a nação e ou nações.

ASSUNTO(S)

memória cultural jecupé, kaka werá. ore awé roiru a ma teses indios da america do sul brasil identidade etnica teses literatura e nação. andrade, mário de, 1893-1945. macunaíma crítica e interpretação teses. ribeiro, darcy, 1922-1997. maíra crítica e interpretação teses literatura indigena brasil teses indios da america do sul brasil teses. nacionalismo teses freyre, gilberto, 1900-1987 casa-grande &senzala crítica e interpretação teses

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