Analise Musical Seculo Xx
Mostrando 1-12 de 56 artigos, teses e dissertações.
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1. Schoenberg/Boulez: ideia/sistema
Resumo: Dois textos principais orientam o presente estudo: A música nova, a música demodée, o estilo e a ideia, escrito por Arnold SCHOENBERG (1977b) em 1946, e O sistema e a ideia, escrito por Pierre BOULEZ (1986) em 1986. Inicialmente é trabalhado o conceito de 'ideia musical' em diversos textos de Schoenberg. O conceito é então confrontado com uma a
Per musi. Publicado em: 2016-04
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2. Indeterminação na Expressão Anímica de Eunice Katunda: uma visão interpretativa
Este trabalho tem como principal objetivo verificar os elementos de indeterminação empregados por Eunice Katunda na sua peça para piano Expressão Anímica, composta em 1979, assim como estudar os procedimentos composicionais adotados pela compositora e contribuir com os estudos sobre a música brasileira do século XX. A partir de parâmetros musicais �
Per musi. Publicado em: 2015-06
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3. O Concerto para Clarineta, Op.57 de Carl Nielsen: contexto, análises e interpretações
Composto em 1928, o Concerto para Clarineta, Op.57, de Carl Nielsen (1865-1931) tornou-se uma obra fundamental na literatura da clarineta no século XX. A presente pesquisa procura discutir algumas de suas questões de performance através de uma contextualização da época em que foi escrito, com ênfase nos aspectos relevantes sobre o compositor e a produ
Per musi. Publicado em: 2013-06
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4. A didactic-pedagogical approach of the mathematical reasoning at the musical creation. / Uma abordagem didático-pedagógica da racionalidade matemática na criação musical
A presente tese se ocupa, do ponto de vista didático-pedagógico, em estudar a presença da racionalidade matemática na criação musical. A linguagem matemática é uma poderosa ferramenta que pode ser utilizada para compreender estruturas subjacentes às composições. Com o intuito de defender essa característica, são apresentados, neste trabalho, con
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/11/2012
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5. A verdadeira Legião Urbana são vocês (1985-1997)
Esta dissertação procura investigar os desdobramentos temáticos existentes na obra da Legião Urbana, assim como o processo de recepção pelo público da banda brasiliense. Com esses objetivos, a pesquisa realiza um debate acadêmico, recorrendo inclusive a uma parcela da literatura que investiga o rock nacional dos anos 80 e que credita a repercussão d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/10/2012
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6. O samba para piano solo de Cesar Camargo Mariano / The samba for solo piano by Cesar Camargo Mariano
Esta dissertação trata de relações entre o piano instrumento musical associado à cultura européia e de difícil mobilidade e o samba gênero musical associado às classes populares e a uma certa imagem da cultura afro-brasileira. Ao longo do século XX, através da atuação dos pianeiros, a prática do piano no samba se consolida como uma tradição d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
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7. Tua imagem permanece imaculada : Radamés Gnattali e seu arranjo para a valsa-canção " Lábios que beijei" / Your image remains : Radames Gnattali and their arrangement to the waltz-song "Lips that Kissed"
O presente trabalho investiga a valsa-canção "Lábios que beijei", composição da dupla J. Cascata (pseudônimo de Álvaro Nunes Filho, 1912-1961) e Leonel Azevedo (1908-1980), gravada em 1937 pela empresa RCA Victor na cidade do Rio de Janeiro. Essa foi uma gravação de grande sucesso e contribuiu para consolidar as carreiras de seu intérprete, o canto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
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8. Síntese do leste e oeste: uma análise dos eixos simétricos no terceiro quarteto de cordas de Béla Bartók / Synthesis of East and West: an axes of symmetry analysis of Bartóks Third String Quartet
Esta dissertação contém um estudo analítico do Quarteto de Cordas n 3 de Bela Bartók, a fim de encontrar eixos simétricos que atuam como organizadores das alturas. Tal busca está conectada com o estudo da música tradicional do Leste Europeu efetuado por Bartók, influência essencial para a formulação da linguagem musical do compositor. Para tanto,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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9. Estendendo o conceito de cadência para o repertório pós-tonal
Toma-se o conceito de cadência, tópico do campo da harmonia, com um duplo objetivo: refletir sobre o uso da terminologia musical, expondo certa falta de consenso observada entre autores brasileiros, e exemplificar a permanência do conceito de "cadência" no repertório pós-tonal. Inicia-se com uma revisão histórico/conceitual do tema, investigando como
Per musi. Publicado em: 2012-12
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10. Doce som urbano : o triângulo e as territorializações dos vendedores de chegadinho em Fortaleza
Este estudo propõe que nos debrucemos sobre o ambiente sonoro da cidade, a fim de investigar o que dele pode emergir, que seja chave para a compreensão da sociabilidade contemporânea em aglomerados urbanos. Investigamos o som como elemento central de um processo de territorialização, constituindo uma tática de apropriação do espaço público. O recor
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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11. O Jingle publicitário e sua curva de importância no contexto da comunicação de mercado
O trabalho aborda o papel desempenhado pelo elemento musical, o Jingle, dentro da estrutura da peça publicitária comumente chamada de comercial. Para averiguar a premissa de que o Jingle perdeu importância expressiva pela chegada da Era dos Meios Digitais em relação às mensagens publicitárias veiculadas até o final do século XX pelo Rádio e pela Te
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/12/2011
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12. First suite for military band in E bemol op. 28 nº 1 de Gustav Holst, um estudo interpretativo / Gustav Holst s first suite for military band in E bemol op. 28 nº 1, an interpretative study
O presente estudo tem por objetivo principal a apresentação de aspectos interpretativos concernentes ao preparo, pelo regente, da First Suite in Eb op. 28 No. 1 de Gustav Holst, através de um processo que inclui: contextualização histórica da obra e do compositor, análise musical e propostas interpretativas. No primeiro capítulo é apresentada a evol
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011