Síntese do leste e oeste: uma análise dos eixos simétricos no terceiro quarteto de cordas de Béla Bartók / Synthesis of East and West: an axes of symmetry analysis of Bartóks Third String Quartet
AUTOR(ES)
Allan Medeiros Falqueiro
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
27/02/2012
RESUMO
Esta dissertação contém um estudo analítico do Quarteto de Cordas n 3 de Bela Bartók, a fim de encontrar eixos simétricos que atuam como organizadores das alturas. Tal busca está conectada com o estudo da música tradicional do Leste Europeu efetuado por Bartók, influência essencial para a formulação da linguagem musical do compositor. Para tanto, o trabalho é iniciado por uma pesquisa das motivações que conduziram Bartók à música dos camponeses, dando privilégio às informações dadas pelo próprio autor. Esta pesquisa conduziu à análise de canções coletadas por Bartók ou pesquisadores a ele contemporâneos presentes nos exemplos de canções folclóricas em seu legado escrito, resultando na descoberta de melodias compostas em torno de um eixo de simetria. Na mesma medida, tais organizações simétricas são igualmente encontradas em peças de compositores modernos, principalmente daqueles que procuravam distanciamento da tonalidade em suas obras. Para tanto, foram utilizados pequenos trechos de Stravinsky, Mussorgsky, Berg e Webern, juntamente com excertos de outras obras de Bartók. Apesar de que a teoria a respeito da simetria inversional não seja muito recente, tendo sua origem na segunda metade do século XX, as análises partem de metodologias criadas pelo próprio analista. Assim, este trabalho apresenta uma opção metodológica para a busca de eixos simétricos, formada a partir do agrupamento de elementos utilizados anteriormente por diversos autores. Este trabalho contribui também com a expansão da teoria da simetria inversional para o nível estrutural, de forma com que os eixos também podem se relacionar simetricamente entre si. Diversos eixos simétricos foram encontrados durante a análise do Terceiro Quarteto de Bartók, uma obra considerada entre as mais abstratas do compositor. Neste contexto, os eixos simétricos se constituem como uma síntese da música folclórica com a música moderna, representações do Leste e Oeste na música
ASSUNTO(S)
análise musical simetria inversional música moderna canções folclóricas béla bartók música folclórica-europa musica musical analysis inversional symmetry modern music folksongs bela bartók
ACESSO AO ARTIGO
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