A verdadeira Legião Urbana são vocês (1985-1997)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

03/10/2012

RESUMO

Esta dissertação procura investigar os desdobramentos temáticos existentes na obra da Legião Urbana, assim como o processo de recepção pelo público da banda brasiliense. Com esses objetivos, a pesquisa realiza um debate acadêmico, recorrendo inclusive a uma parcela da literatura que investiga o rock nacional dos anos 80 e que credita a repercussão do estilo, somente, a produtores e gravadoras. Essas análises de cunho mercadológico, estético e jornalístico interpretam o movimento roqueiro de forma estática, sem maleabilidade e tensões, sendo que os agentes supracitados, supostamente, teriam mantido as bandas totalmente submissas às suas pretensões. Sob esse ponto de vista, os grupos de rock não teriam oferecido nenhuma resistência às imposições advindas daqueles agentes. Nos estudos realizados sob essa perspectiva, ao público que se identificou com o estilo é atribuído papel secundário no processo de difusão da música elétrica. Todavia, a presente dissertação, possuindo em seu horizonte os objetivos citados, bem como os pressupostos teóricos dos estudos culturais, vai em busca de outras interpretações. Para tanto, discute-se a participação de alguns movimentos juvenis em torno do rock, ao longo da segunda metade do século XX, sendo que tal diálogo é considerado necessário haja vista a associação do estilo musical com a juventude, que foi inerente à trajetória de Renato Russo, em Brasília, onde seus contatos com a cultura punk, seu círculo social e a formação de bandas de garagem culminaram no surgimento da Legião Urbana. Posteriormente, a pesquisa analisa a experiência do grupo dentro do mercado fonográfico e da mídia, observando as tensões que a banda foi obrigada a enfrentar para manter-se ativa no mercado de bens culturais. Após esse percurso inicial, a dissertação busca uma interpretação, entre várias possíveis, no que tange às continuidades e mutações que existiram na discografia do grupo produzida em estúdio. Essa, ao exclamar fragmentos da visão de mundo de Renato Russo, com forte direcionamento à juventude de seu tempo, permite à pesquisa discutir o consumo e a recepção de suas canções, por uma parcela de seu público, em meio a um conjunto de possibilidades oferecidas no cotidiano. As fontes utilizadas são entrevistas de Renato Russo, músicas e imagens contidas em todos os álbuns gravados em estúdio e depoimentos orais dos sujeitos que eram jovens durante os anos 80 e 90 e que acompanharam a carreira dos jovens de Brasília. O lavor com essa diversidade de fontes, além de problematizar a rigidez imposta por parte da literatura do rock nacional, abre caminho para algumas vias interpretativas, seja para a análise da obra da Legião Urbana, seja para exame dos processos de recepção e consumo realizados pelo seu público

ASSUNTO(S)

historia legião urbana mercado fonográfico juventude consumo recepção phonographic market youth consumption reception

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