Analise Filmica
Mostrando 13-24 de 120 artigos, teses e dissertações.
-
13. Da história oral ao filme de pesquisa: o audiovisual como ferramenta do historiador
Resumo: Ensaio analítico do processo de produção de imagens, formação de arquivo audiovisual, análise das fontes e criação da narrativa fílmica dos quatro filmes historiográficos que formam a caixa de DVDs Passados presentes, do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense (Labhoi/UFF). A partir de trechos do arquivo a
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2017-10
-
14. Estilhaços da Frase Fílmica: a dramaturgia intermedial de Peter Handke
Resumo: O artigo realiza uma análise do conjunto da primeira fase da obra do escritor Peter Handke. Parte-se de um ensaio teórico elaborado pelo próprio Handke para dele destacar sua concepção de frase fílmica. Ao longo das análises de diversas obras constata-se como essa percepção estética perpassou seu teatro, seus romances, seu filme de estreia
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-08
-
15. Os discursos de corpo bem dito, mal dito e não dito: uma análise a partir de filmes
Resumo Este estudo investiga e discute os discursos de corpo (bem dito e mal dito) e as práticas corporais exibidas no cinema. O corpus de análise é constituído por 15 filmes internacionais (1995-2009), observados sistematicamente, e interpretados por meio de análise fílmica, que gerou diagramas interpretativos. Concluiu-se que existe um modelo biopol�
Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Publicado em: 2016-12
-
16. CULTURA E JEITINHO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DOS FILMES TROPA DE ELITE 1 E 2
RESUMO Objetivo: O presente estudo buscou explorar as representações do jeitinho brasileiro, característico da cultura brasileira, a partir da análise dos filmes Tropa de elite: missão dada é missão cumprida e Tropa de elite 2: o inimigo agora é outro. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: O artigo corrobora com o debate na área e traz a
RAM, Rev. Adm. Mackenzie. Publicado em: 2016-06
-
17. Eduardo Coutinho, linguista selvagem do documentário brasileiro
Resumo Dos seus documentários em locações reais aos filmados em ambientes fechados, o cineasta Eduardo Coutinho investigou incansavelmente os modos de falar de seus personagens, suas “invenções verbais”, suas possibilidades de fabular, captando nesse movimento a complexidade e as modulações da língua portuguesa de camadas diversas da população
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-06
-
18. Ressonâncias da Tropicália no cinema brasileiro: uma análise comparada de 'Macunaíma' e 'Tenda dos Milagres'
Resumo Por meio da análise fílmica e da documentação referente à recepção de Macunaíma (Joaquim Pedro de Andrade, 1969) e de Tenda dos Milagres (Nelson Pereira dos Santos, 1976), avaliaremos como o debate sobre raça e etnicidade foi articulado no campo do cinema brasileiro por seus intelectuais após o golpe civil-militar de 1964. Partindo de uma pe
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2016-04
-
19. O jogo de seguir rastros: uma análise fílmica de Funny games na perspectiva da Teoria Ator-Rede
Parte do livro:Teoria ator-rede e estudos de comunicação
Autor(es): Sampaio, Lívia Maria Marques
EDUFBA. Publicado em: 2016
-
20. MARCELINO PAN Y VINO UNA PELÍCULA FUNDACIONAL DEL ENMASCARAMIENTO DE LA ORFANDAD POLÍTICA
Resumo Marcelino pan y vino (1954), do diretor húngaro Ladislao Vajda, com a atuação estelar de Pablito Calvo é um filme baseado em um conto popular religioso, cuja versão escrita é de autoria de José María Sánchez Silva (1952), que participou da escrita do roteiro. O estudo se concentra na análise fílmica; na inversão dos papéis de gênero pela
Alea. Publicado em: 2015-12
-
21. Cavar, criticar e documentar: aspectos múltiplos da produção fílmica em São Paulo nos anos de 1920 a 1940
Resumo A intenção deste artigo é identificar alguns desafios que marcaram o trabalho de operadores de câmera e cinegrafistas que atuaram no cinema paulista, entre as décadas de 1920 a 1940. Nesse período, a produção não ficcional, conhecida como "natural", se intensificou como resultado da chamada "cavação". Isso ocorreu, em parte, para atender as
História. Publicado em: 2015-12
-
22. Linguagem fílmica: uma metáfora de comunicação para a análise dos discursos nas organizações
O objetivo da pesquisa aqui relatada foi investigar a linguagem fílmica como metáfora de comunicação para a análise dos discursos nas organizações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso da estratégia de análise fílmica. Os dados foram coletados por meio da observação indireta e não participante, registrados em protocolo de observação.
Rev. Adm. (São Paulo). Publicado em: 2015-03
-
23. Construindo a história na televisão: Marc Ferro e os Cinejornais em Histoire Parallèle
Em 1989, quando a Europa se transformava com a Queda do Muro de Berlim e a expansão das comunicações via satélite, surge La Sept, o canal de televisão franco-alemão. Histoire Paralèlle, programa apresentado por Marc Ferro com os cinejornais veiculados nos dois países, 50 anos antes, se torna o programa de maior audiência da emissora, confrontando na
Tempo. Publicado em: 30/01/2015
-
24. Música e vozes em Pickpocket (1959), de Robert Bresson
O cineasta francês Robert Bresson ficou conhecido pelo uso criativo dos diversos elementos sonoros em seus filmes e pela parcimônia na inserção de música. Em obras da fase intermediária de sua carreira, como Um condenado à morte escapou (1956), Pickpocket (1959) e A grande testemunha (1966), peças pré-existentes do repertório clássico foram utiliz
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-12