Ambientes Virtuais De Aprendizagem Usabilidade
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1. Interfaces gráficas digitais em ambientes virtuais de aprendizagem: a usabilidade e experiência do usuário como fatores de melhoria no processo de ensino e aprendizagem
Esta dissertação tem como objetivo examinar os conceitos projetuais utilizados no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem e relacionálos com o campo de estudo do Design, no que se refere a Usabilidade e Design da Experiência do Usuário, com o intuito de fornecer informações relevantes para o aprimoramento do processo ensino/aprendizagem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/11/2012
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2. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM ANÁLISE DAS ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO CESAD/UFS. / VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS REVIEW OF EDUCATIONAL COURSE OF ARCHITECTURES BACHELOR OF PUBLIC ADMINISTRATION IN CESAD / UFS.
A crescente utilização de softwares educacionais no processo de ensino e de aprendizagem entre sujeitos geograficamente dispersos na sociedade contemporânea é uma preocupação emergente nos estudos de pesquisadores da área de Educação a Distância (EaD). A Educação Online utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para operacional
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
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3. Metodologia para o desenvolvimento de ambientes de realidade virtual adaptativos / A methodology for development of adaptive virtual reality environments
A Realidade Virtual (RV) em sua natureza tem como fator motivante realçar a interação e propiciar a evolução dos Ambientes Virtuais (AV), bem como estabelecer e expressar o diálogo entre os usuários de forma atrativa, nas mais diversas ambiências informacionais. Sendo considerada como a interface mais avançada e interativa, na qual possibilita apres
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/12/2011
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4. Structure and Dynamics of a course in a Virtual Learning Environment / Estrutura e dinâmica de curso em ambiente virtual de aprendizagem
Os professores, profissionais e estudantes envolvidos na educação a distância, via de regra, não dispõem de uma estrutura e de uma dinâmica para uso eficaz do ferramental tecnológico de software e sistemas disponíveis e assim aproveitar todas as suas potencialidades. O presente estudo tem como objetivo propor estrutura e dinâmica de curso para uso d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
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5. Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais
RESUMO Este trabalho apresenta colaborações da ergonomia para o projeto de ambientes virtuais de aprendizagem, para a sua configuração e sua utilização, buscando a inclusão de pessoas com deficiência visual. Essas colaborações estão perfiladas com os princípios ergonômicos cognitivos, em que o recorte do trabalho recai sobre os aspectos de usabi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/08/2011
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6. Um modelo de aferição de usabilidade de diferentes personas em ambientes virtuais de aprendizagem no contexto da educação a distância a partir de um estudo de caso do sistema UAB/UFAL. / Virtual learning environments usability assessment model of different personas a+ e-learning - UAB/UFAL case study.
This research presents a Model to analyze the usability of learning management systems in distance learning through the case study of Moodle UAB/UFAL. This environment is the student virtual classroom where they obtain the materials, execute tasks, and interact with classroom mates, tutors, and teachers and also is evaluated. The usability assessment and imp
Publicado em: 2011
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7. Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web
Este estudo tem como objetivo analisar a comunicação gráfica de leiautes de hipermídia de interfaces voltadas à Educação a Distância via Internet. Tal proposta se justifica pela ampliação da oferta de cursos nessa modalidade e da consequente aplicação de elementos de hipermídia para ensino-aprendizagem. O método de análise envolveu a pesquisa
Publicado em: 2010
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8. Recomendações de acessibilidade e usabilidade para ambientes virtuais de aprendizagem voltados para o usuário idoso
Os idosos, na grande maioria, apresentam declínios de ordem cognitiva, sensorial e física que decorrem da idade. Apesar de nem sempre serem considerados deficientes, estes declínios podem afetar a interação destes com as tecnologias de informação e comunicação, incluindo-se nestas, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Esta dissertação apresenta
Publicado em: 2009
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9. Ambientes virtuais acessíveis sob a perspectiva de usuários com limitação visual
Esta Tese integra-se ao leque de pesquisas já desenvolvidas pelo NIEE (Núcleo de Informática na Educação Especial) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) para potencializar o processo de info-inclusão. A partir da perspectiva do usuário com limitação visual, objetiva estudar os aspectos fundamentais em Ambientes Virtuais para que atend
Publicado em: 2008
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10. O ambiente virtual Eureka :um estudo de caso da utilização em turmas de dependências do sistema Matice pelos professores de graduação da PUCPR
Para acompanhar as exigências da sociedade da informação, a educação lança mão de novas metodologias de ensino, entre elas aquelas proporcionadas pela informática em diferentes ambientes virtuais de aprendizagem. Diante disso, o ensino assumiu diferentes características e o professor e o aluno passaram a construir em conjunto o conhecimento, tornand
Publicado em: 2008
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11. Avaliação da Usabilidade de Interfaces Web segundo Critérios Ergonômicos de Bastien e Scapin: Pesquisa com os Ambientes Virtuais de Educação à Distância Aulanet, E-Proinfo e Teleduc
This work has two aims: to evaluate the usability of three virtual environment interfaces of distance education through two evaluation techniques and to identify to the factors influencing the perception of systems usability. The chosen e-learning systems were AulaNet, E-Proinfo and Teleduc, because its Brazilian development and free distribution. The resear
Publicado em: 2007
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12. Associando realidade virtual não-imersiva e ferramentas cognitivas para o ensino de física / Associating non-immersive virtual reality and cognitive tools for physics teaching
Essa dissertação apresenta uma proposta de integração de técnicas de Realidade Virtual e processos pedagógicos, com o objetivo de desenvolver, aplicar e avaliar, por meio de uma equipe multidisciplinar, um sistema computacional educacional direcionado para a aprendizagem de conceitos de Física no Ensino Médio. Ao analisar alguns softwares recentes de
Publicado em: 2006