AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM ANÁLISE DAS ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO CESAD/UFS. / VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS REVIEW OF EDUCATIONAL COURSE OF ARCHITECTURES BACHELOR OF PUBLIC ADMINISTRATION IN CESAD / UFS.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/03/2012

RESUMO

A crescente utilização de softwares educacionais no processo de ensino e de aprendizagem entre sujeitos geograficamente dispersos na sociedade contemporânea é uma preocupação emergente nos estudos de pesquisadores da área de Educação a Distância (EaD). A Educação Online utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para operacionalizar seus processos, a fim de proporcionar uma aprendizagem através de práticas colaborativas em cursos à distância que pretendem utilizar uma arquitetura pedagógica em conformidade com as tecnologias digitais em rede e recursos didáticos em formato digital. Sendo assim, este trabalho de pesquisa vem contribuir com o desenvolvimento e/ou customização de softwares educacionais que devem considerar os fatores humanos como elemento central através de uma arquitetura pedagógica que prioriza o estilo de aprendizagem dos alunos. Em especial, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) utilizados na EaD, tendo em vista as dificuldades encontradas por seus usuários na utilização das interfaces educacionais destes ambientes digitais. Neste sentido, a metodologia adotada neste trabalho de pesquisa é o estudo de caso em uma perspectiva quantitativa e qualitativa, com o objetivo principal de sugerir recomendações para projetos de interfaces centradas no aprendiz à luz dos conceitos de Engenharia de Usabilidade, Interface Humano-Computador e Pedagogia Construtivista. As análises sobre a arquitetura pedagógica do AVA/CESAD/UFS, a partir das interações de quatro grupos de alunos do curso a distância de Bacharelado em Administração Pública do Centro Superior de Educação a Distância da Universidade Federal de Sergipe no período 2011.1, apresentaram resultados que confirmam o estilo de aprendizagem dos alunos como mais um fator humano para nortear os designs de AVA centrados no aprendiz. Como também, para proporcionar a sinergia entre inteligência coletiva, tecnologias digitais em rede e aprendizagem através de práticas colaborativas. Os resultados também demonstram que é possível conduzir os designs de interface e instrucional do ambiente virtual em sintonia com o estilo de aprendizagem dos alunos para aperfeiçoar a usabilidade técnica e pedagógica das interfaces educacionais digitais através da Arquitetura Pedagógica de Estilos de Aprendizagem (APEA).

ASSUNTO(S)

ambiente virtual de aprendizagem arquitetura pedagógica design de interface e instrucional estilo de aprendizagem usabilidade técnica e pedagógica educacao virtual learning environment pedagogical architecture instructional and interface design learning style technical and pedagogical

Documentos Relacionados