Ambientes Virtuais De Aprendizado
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1. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA E AGENDA DE PESQUISA
RESUMO A Tecnologia da Informação (TI) pode ser um componente importante para a inovação, uma vez que permite a Educação a Distância (EaD) e pode fornecer condições a que a organização possa trabalhar com novos processos e negócios. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) permitem a comunicação e interação entre professores e alunos em es
JISTEM J.Inf.Syst. Technol. Manag.. Publicado em: 2016-08
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2. PRODUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO NA WEB 2.0: descrição e análise das plataformas zoho, google e sloodle e seus potenciais pedagógicos. / PRODUCTION COLLECTIVE KNOWLEDGE OF WEB 2.0: description and analysis of the platforms zoho, google and sloodle and their educational potential.
O uso das Tecnologias Digitais na Educação se apresenta como condição indispensável na era atual, já que por meio destas pode-se obter um aprendizado dinâmico, coletivo e participativo. O presente trabalho objetivou investigar as plataformas virtuais da Web 2.0 com vistas a promover a aprendizagem colaborativa e apresentá-las como lócus de construç
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
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3. Percursos de leitura em FLE a distância
Esta pesquisa propõe uma análise do uso de ferramentas digitais, em especial do mapa mental, através de uma abordagem sócio-interacionista da leitura em FLE - Francês como língua estrangeira - como alternativa diferenciada de ensino- aprendizado. A partir deste preceito, foram discutidos aspectos do sócio-interacionismo, o conceito de letramentos e os
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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4. Metodologia para o desenvolvimento de ambientes de realidade virtual adaptativos / A methodology for development of adaptive virtual reality environments
A Realidade Virtual (RV) em sua natureza tem como fator motivante realçar a interação e propiciar a evolução dos Ambientes Virtuais (AV), bem como estabelecer e expressar o diálogo entre os usuários de forma atrativa, nas mais diversas ambiências informacionais. Sendo considerada como a interface mais avançada e interativa, na qual possibilita apres
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/12/2011
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5. Structure and Dynamics of a course in a Virtual Learning Environment / Estrutura e dinâmica de curso em ambiente virtual de aprendizagem
Os professores, profissionais e estudantes envolvidos na educação a distância, via de regra, não dispõem de uma estrutura e de uma dinâmica para uso eficaz do ferramental tecnológico de software e sistemas disponíveis e assim aproveitar todas as suas potencialidades. O presente estudo tem como objetivo propor estrutura e dinâmica de curso para uso d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
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6. VR-MED : linguagem de domínio específico para desenvolvimento de ambientes virtuais aplicados ao ensino de medicina de família e comunidade
Além do entretenimento, um jogo pode ser aplicado no treinamento de profissionais ou como ferramenta de auxílio para o aprendizado de alunos. Este gênero de jogo é conhecido como Jogos Sérios. Na área da Educação, tipo de ferramenta faz parte dos chamados Objetos de Aprendizagem. Atualmente, pode-se observar um aumento da quantidade de Objetos de Apr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
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7. Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas
O objetivo deste trabalho é propor uma nova gama de funcionalidades para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) em ambiente web puro, sendo que muitas destas já são largamente utilizadas sem fins acadêmicos na internet, baseado na crença de que a implementação de tais funcionalidades pode contribuir para tornar a experiência de aprendizado mais di
Publicado em: 2011
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8. Modelos reais e simuladores virtuais em otorrinolaringologia: revisão da literatura
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS: Modelos reais e simuladores virtuais já são utilizados com resultados positivos em várias áreas da medicina. Estes novos equipamentos podem amplificar a experiência do ensino, aprendizado e treinamento também na Otorrinolaringologia, diminuindo custos relacionados com o próprio aprendizado, além de potencialmente poder reduz
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology. Publicado em: 2010-02
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9. CAVI - Criando Ambientes Virtuais Interativos
Publicado em: 2010
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10. Complexidade e autopoiese no metaverso : estratégias e cenários cognitivos
O presente trabalho de pesquisa teve como intuito identificar os elementos facilitadores das estratégias de aprendizagem utilizadas por diferentes tipos de residentes existentes em um metaverso específico e analisá-los a luz das teorias da complexidade e da autopoiese. Ao se buscar compreender como se dá o processo de construção do conhecimento no meta
Publicado em: 2010
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11. Informação nos ambientes virtuais de aprendizados (AVA)
A presente pesquisa esta inserida no cenario da Educacao a Distancia (EaD) no Brasil e e compreendida na interacao com os principios de organizacao da informacao. Em decorrencia desse ponto de referencia os Ambientes Virtuais de Aprendizado (AVA), onde se realizam a mediacao no ensino a distancia, foi analisado numa perspectiva informacional. Com esse objeti
Publicado em: 2009
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12. Um Sistema de Identificação Automática de Faces para Ambientes Virtuais de Aprendizagem
O aumento da demanda pela modalidade de Educação a Distância e o surgimento e aperfeiçoamento dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) apresentam-se num cenário em que se pretende minimizar distâncias e dinamizar estratégias de monitoramento dos alunos. No entanto, os AVA atuais não dispõem de recursos que identifiquem os usuários durante o des
Publicado em: 2009