Ambiente De Realidade Virtual
Mostrando 1-12 de 187 artigos, teses e dissertações.
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1. Applicability of an immersive virtual reality system for assessing route learning in older adults
RESUMO. Orientação espacial é a capacidade de encontrar um caminho em um ambiente, seguir rotas familiares, reconhecer lugares e aprender novas rotas. A desorientação espacial é um dos primeiros sintomas da doença de Alzheimer, e a avaliação cognitiva tradicional carece de validade ecológica. Diante disso, novos métodos de avaliação são necess�
Dementia & Neuropsychologia. Publicado em: 2022
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2. REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DE VOCABULÁRIO DE INGLÊS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE AFETO NO USO DA TECNOLOGIA
RESUMO Os estudos avaliativos dos efeitos da hipermídia na aquisição de segunda língua foram aplicados principalmente a interfaces cuja entrada do usuário é limitada a cliques, textos digitados e voz. No entanto, a tecnologia de realidade virtual (RV) expandiu as interações do usuário com uma máquina de processamento de dados, uma vez que explora o
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2020-08
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3. Is virtual reality useful for pain management in patients who undergo medical procedures?
RESUMO O manejo da dor é uma questão médica complexa, e muitos esforços têm sido feito para que novas terapias não farmacológicas sejam desenvolvidas. A realidade virtual é um aparato tecnológico que promove interação entre humanos e ambiente virtual, por meio de hardware (geralmente fones de ouvido), conectado a computador ou celular, e de softwa
Einstein (São Paulo). Publicado em: 20/05/2019
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4. Impressões qualitativas em espaços urbanos noturnos por meio de ambientes virtuais imersivos
Resumo Pesquisas no âmbito da iluminação focam no aspecto quantitativo e físico dos efeitos lumínicos e seu desempenho na relação usuário-ambiente. Assim, estudos sobre os aspectos subjetivos da iluminação e sua influência na percepção e no usufruto do espaço são crescentes, porém existem poucos experimentos para avaliar impressões subjetiva
urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana. Publicado em: 01/02/2018
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5. Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) aplicadas à dislexia: revisão de literatura
RESUMO O objetivo deste estudo é apresentar uma revisão integrativa da literatura, contemplando artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais que abordam o uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), tais como computador, tablets, iPads, mobile phones, e-readers, realidade virtual e ambiente virtual de aprendiz
Rev. CEFAC. Publicado em: 2017-02
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6. Planos de Composição em Ato: possibilidades poéticas do cotidiano
Resumo: Este artigo discute a noção de ação performativa como planos de composição em ato, deslocando a ideia de presença para processos relacionais, nos quais a intensidade da experiência vivida se atualiza no jogo construído a cada instante. Para tanto, apoiamo-nos na experiência de uma pesquisa desenvolvida pelo Núcleo Fuga! como processo criat
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-08
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7. APRENDIZADO MOTOR ATRAVÉS DE REALIDADE VIRTUAL EM IDOSOS
INTRODUÇÃO: O Declínio da função física é uma característica comum de idade avançada e tem consequências importantes em termos de saúde física e qualidade de vida. Nossa capacidade de aprendizagem motora nos permite adaptar movimentos a um ambiente em constante mudança. A expressão Realidade Virtual refere-se a uma ampla variedade de métodos
MedicalExpress (São Paulo, online). Publicado em: 2016-04
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8. A indução afetiva em cenários de realidade virtual: avaliação da sensação de presença
A Realidade Virtual (RV) tem sido utilizada na indução de emoções associadas a respostas emocionais de maior validade ecológica. A presença, enquanto experiência de "estar lá", num determinado ambiente mediado, tornou-se intimamente associada à RV. O presente trabalho tem como objetivo verificar se a visualização dos Cenários de Indução Afetiva
Psicol. clin.. Publicado em: 2015-07
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9. Realidade virtual na avaliação e no tratamento da esquizofrenia: uma revisão sistemática
Objetivo Realizar uma revisão sistemática sobre a utilização da realidade virtual (RV) na avaliação, tratamento e/ou reabilitação de pessoas com esquizofrenia, enfocando: as áreas, domínios e objetivos; as questões metodológicas; as características da RV utilizada; a viabilidade e eficácia desse recurso. Métodos Foram realizadas buscas por ar
J. bras. psiquiatr.. Publicado em: 2015-03
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10. Homo infidelis : preferências, assimetria de informação e signaling
No presente trabalho analisamos a eficácia de estratégias de signaling no contexto do relacionamento extra-diádico. Adicionalmente, mensuramos tanto as preferências declaradas quanto as reveladas pelos indivíduos em suas interações no ambiente virtual, comparando gêneros e países. Pesquisas anteriores sobre a temática extra-diádica apoiaram-se e
Publicado em: 09/01/2013
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11. Reabilitação vestibular com realidade virtual na doença de Ménière
A tecnologia de realidade virtual fornece uma grande variedade de estímulos que geram conflitos sensoriais em diferentes níveis de dificuldades e em ambiente seguro. OBJETIVO: Verificar o efeito de um programa de reabilitação vestibular do equilíbrio corporal com estímulos de realidade virtual em pacientes com doença de Ménière. Forma de estudo: Est
Braz. j. otorhinolaryngol.. Publicado em: 2013-06
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12. O ambiente virtual como interface na reabilitação pós-AVE: relato de caso
INTRODUÇÃO: O acidente vascular encefálico (AVE) é um quadro neurológico agudo de repercussões amplas, que exige de suas vítimas programas de reabilitação desafiadores na promoção da função. Nesse contexto, a Realidade Virtual (RV) é uma ferramenta de interface na reabilitação que pode gerar altos índices de motivação do paciente e permiti
Fisioter. mov.. Publicado em: 2013-06