Ambiente De Realidade Virtual
Mostrando 13-24 de 187 artigos, teses e dissertações.
-
13. Reconhecimento emocional de faces na esquizofrenia: resultados preliminares do programa de realidade virtual para o reconhecimento emocional de faces
CONTEXTO: Pessoas diagnosticadas com esquizofrenia apresentam um défice significativo na cognição social com implicações negativas relativamente ao funcionamento interpessoal e social. A realidade virtual apresenta grandes potencialidades para a avaliação e o treino de competências em pessoas com doença mental. OBJETIVOS: Apresentar os resultados pr
Arch. Clin. Psychiatry (São Paulo). Publicado em: 2013
-
14. Imersão e presença nos jogos FPS: uma aproximação qualitativa
A pesquisa investiga os conceitos de imersão e presença nos jogos FPS (First-Person Shooters, Jogos de Tiro em Primeira Pessoa) a partir de uma perspectiva qualitativa. Realiza uma investigação tomando o fenômeno dos jogos FPS em duas décadas de sucesso na indústria dos jogos, dentro da qual observou-se transformações paradigmáticas que incluem map
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2012
-
15. Desenvolvimento de um ambiente para simulação da manufatura baseado em features e realidade virtual / Development of environment for simulation of manufacturing based on features and virtual reality
Nowadays with the diversification of products demanded, manufacturing systems have become increasingly complex and with difficult operation. Hardly the person responsible for the manufacturing area has all the information necessary to anticipate the details for their implementation. On the other hand, companies don\ t have the time or resources to test alter
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/10/2012
-
16. Modelo virtual exploratório: proposta de uma ferramenta de vendas para o mercado imobiliário residencial. / Virtual exploratory model: proposal of a selling tool for the residential property market.
Analisando-se os ambientes comerciais do setor imobiliário, pode-se verificar a presença frequente de maquetes que hoje fazem parte dos estandes de vendas dos edifícios. As maquetes são peças frágeis, de custo elevado, considerável prazo de execução e têm pequena vida útil, sendo usualmente descartadas no desmonte do estande de vendas. Nos estande
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/09/2012
-
17. Sim-colmeia: environment simulation of the dynamics of a hive for teaching biology / Sim-Colmeia: ambiente de simulação da dinâmica de uma colmeia para o ensino de Biologia
As ferramentas computacionais estão apoiando, de maneira crescente, o processo de ensino e aprendizagem em diversas áreas. Elas aumentam as possibilidades do docente para ministrar um conteúdo e interagir com seus alunos. Neste grupo de ferramentas estão as simulações baseadas em sistemas multiagentes. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo ap
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2012
-
18. EstratÃgias de Aprendizagem de InglÃs como LÃngua Estrangeira em EaD. / Learning Strategies of English as a Foreign Language in Distance Education.
Esta pesquisa tem como objetivo estudar as estratÃgias de aprendizagem (EA) utilizadas por aprendizes de inglÃs como lÃngua estrangeira em EaD. Adotamos a conceituaÃÃo de Oxford (1990), de acordo com a qual estratÃgias sÃo ―passos tomados pelo aluno para melhorar o prÃprio aprendizado‖. As estratÃgias agrupam-se em dois grandes conjuntos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/08/2012
-
19. O uso de realidade virtual na simulação e treinamento de inseminação artificial em bovinos com dispositivos hápticos
O procedimento de inseminação artificial em bovinos exige preparo e destreza do profissional. Na maioria das vezes, o treinamento da fecundação é feito através de contato direto com próprio animal. Nos períodos de treinamento prático, muitas vezes, não é possível a uma grande quantidade de alunos terem contato com o animal, por fatores como: cust
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/08/2012
-
20. Uso de ambientes virtuais para a simulação de acidentes radiológicos / Use of virtual environments to simulate radiological accidents
Em um ambiente virtual, construído com o uso de tecnologia computacional, encontram-se presentes entidades virtuais inseridas em um espaço tridimensional, que é utilizado para a simulação de processos críticos, como os acidentes radiológicos. A pronta detecção de um acidente radiológico e a determinação da sua possível extensão são fatores ess
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/06/2012
-
21. Ambiente virtual para reabilitação de membros superiores utilizando visão computacional / Ambiente virtual para reabilitação de membros superiores utilizando visão computacional / Virtual environment for upper limbs rehabilitation using computer vision / Virtual environment for upper limbs rehabilitation using computer vision
A utilização da computação em dispositivos de realidade virtual tem sido explorada para prover soluções na área da saúde, mais especificamente em recuperação funcional. Há estudos que indicam que a imersão causada pela utilização de ambientes virtuais em reabilitação apresenta resultados positivos sobre a evolução do quadro de um paciente e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/05/2012
-
22. Dimensões do tempo na formação online de educadores
A presente tese partiu da constatação de que a formação online de educadores é estabelecida em uma dimensão flexível de tempo, determinada pela ação do educador que monta e desmonta uma realidade espacial e temporal, à medida que se conecta ou se desconecta do ambiente virtual de aprendizagem utilizado, o que ocorre de forma concomitante a outras d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/03/2012
-
23. Utilização de técnicas de realidade virtual na simulação de próteses de mão / On the use of virtual reality techniques in hand prosthesis simulation
Nos últimos anos, sistemas de treinamento assistido por computador tem sido amplamente estudados no campo da reabilitação humana. Uma das tecnologias de maior impacto nesta classe de sistemas é a Realidade Virtual. Quando aplicada à saúde humana, a Realidade Virtual se apresenta como uma ferramenta adequada à simulação de ambientes de treinamento se
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/02/2012
-
24. Distance Learning Course in Scientific Writing in English on Craniofacial Anomalies. / Curso a distância de redação científica na Língua Inglesa na área de anomalias craniofaciais
Introdução: A importância da Língua Inglesa para a ciência é indiscutível e a comunidade científica deve ter o aprendizado desta como base para sua internacionalização. Objetivos: O objetivo deste estudo foi elaborar e avaliar um curso a distância de suporte de escrita científica para a redação de abstracts na Língua Inglesa, na área de Anoma
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/12/2011