REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DE VOCABULÁRIO DE INGLÊS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE AFETO NO USO DA TECNOLOGIA

AUTOR(ES)
FONTE

Trab. linguist. apl.

DATA DE PUBLICAÇÃO

2020-08

RESUMO

RESUMO Os estudos avaliativos dos efeitos da hipermídia na aquisição de segunda língua foram aplicados principalmente a interfaces cuja entrada do usuário é limitada a cliques, textos digitados e voz. No entanto, a tecnologia de realidade virtual (RV) expandiu as interações do usuário com uma máquina de processamento de dados, uma vez que explora o senso de presença por meio da linguagem corporal, imagens em 360 graus e técnicas táteis. É nesse contexto que o presente trabalho busca explorar o potencial da RV para o ensino e aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira, considerando principalmente os mecanismos de avaliação novidade e agradabilidade propostos por Schumann (1999). Esta pesquisa exploratória apresenta a preparação e os resultados de um estudo aplicado a 16 alunos da graduação em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, e a nove alunos de um curso particular da primeira autora. A tecnologia usada neste estudo foram três produtos Google: o visor de RV, Cardboard™; Expeditions, para a narrativa; e Polly, para a construção das cenas em 360 graus. As seguintes ações metodológicas foram direcionadas aos participantes do estudo: teste de nivelamento em inglês; testes de vocabulário; exposição ao ambiente virtual, uma visita guiada ao Museu Frida Kahlo, no México; e um questionário sobre a avaliação da experiência. No nível teórico, o presente estudo se baseia nos pressupostos da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (MAYER, 2001), e no papel do afeto na aprendizagem de línguas (SCHUMANN, 1997; 1999). Em seguida, são discutidos os resultados de testes de vocabulário, o questionário e as limitações da tecnologia, dando base à conclusão de que a RV pode, significantemente, contribuir para o ensino e a aprendizagem de vocabulário de língua estrangeira, uma vez que esse meio tem o potencial de motivar estudantes e imergi-los em cenários mais realistas.

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