Agostinho Santo Filosofia
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13. O agir humano em Confissões e obras anteriores de Agostinho de Hipona : um estudo das relações entre libido, consuetudo e voluntas
Para responder à pergunta de por que o sujeito não age sempre segundo sua razão, Agostinho de Hipona (354- 430 d. C) formula o conceito de vontade cindida em Confissões, VIII. Esse conceito resulta da interrelação dos termos libido, consuetudo e voluntas desenvolvida nas obras anteriores ao ano de aparição de Confissões, compreendidas entre suas pri
Publicado em: 2008
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14. O ateísmo na filosofia de Pierre Bayle.
Em sua obra De la tolérance: commentaire philosophique sur ces paroles de Jésus-Christ Contrains-les dentrer de Pierre Bayle se opõe ao modo e às conseqüências práticas da leitura literal da Bíblia proporcionadas por Santo Agostinho, tomando como ponto de partida a análise de um trecho específico da Escritura Lucas 14;23. Bayle justifica a sua crí
Publicado em: 2008
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15. Wittgenstein e a concepção agostiniana da linguagem
As reflexões desse trabalho de modo geral perpassam quatro autores - Santo Agostinho, Frege, Wittgenstein e Shibles - abordando a questão da linguagem e de modo estrito apenas dois (Santo Agostinho e Wittgenstein) que são as duas principais referências na discussão sobre a linguagem no que se refere ao campo delimitado para a nossa pesquisa. Dessa forma
Publicado em: 2007
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16. A temática da felicidade desde a antiguidade até Agostinho no seu período inicial, mais detidamente na obra De beata vita
Os grandes filósofos da Antiguidade dedicavam-se à filosofia como caminho que conduz à felicidade. As ações humanas objetivam alcançar os fins, os bens. Tanto as ações humanas quanto os fins-bens particulares para os quais tendem, subordinam-se a um fim-último. Este fim-último é o bem-supremo que os homens sensatos concordam em chamar de felicidad
Publicado em: 2007
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17. O autoconhecimento da mens no livro X do De Trinitate de Santo Agostinho
This work shows the analysis which Augustine makes in De Trinitates tenth book about self-knowledges process of the mens. For Augustine, the knowledge which the mens has of herself is immediate, total and indubitable. Nevertheless, he recognizes the possibility of the self-deceit and explains that it is possible due the inadequacies between self-knowledge an
Publicado em: 2007
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18. Interioridade e conhecimento em Agostinho de Hipona
Esse trabalho tem como objetivo investigar a questão da interioridade agostiniana através do problema do conhecimento. Interioridade e conhecimento representam duas peças-chave do pensamento de Agostinho e trazem um enigma com o qual nos ocuparemos em compreender. Refere-se à forma aparentemente antagônica de conciliar a atividade humana do conhecimento
Publicado em: 2007
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19. A conversão do olhar : um estudo do ato estimativo estético segundo Agostinho de Hipona
Investigaremos o ato estimativo estético, considerando a educação da razão, explicitando os fundamentos antropológicos e gnosiológicos dessa ação, ação localizada na integralidade da vida do homem, de caráter intencional, onde as faculdades sensitivas e espirituais estão plenamente integradas. A estimação estética liga-se à busca da Vida Feli
Publicado em: 2007
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20. A felicidade pelo conhecimento em Agostinho / Happiness trough knowledge in Augustine
O objetivo desta dissertação é mostrar a plausibilidade da hipótese segundo a qual, no Contra Academicos, de Agostinho, é defendida a relação de interdependência entre Verdade e felicidade. Todavia, uma vez que essa relação não se apresenta categoricamente exposta no Contra Academicos, mas sim no De Beata Vita, foi necessário, mediante o levantam
Publicado em: 2007
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21. Ética e justiça no pensamento de Pedro Abelardo
O século XII foi marcado por uma discussão filosófica profícua própria da filosofia ética e que se mostra presente em vários escritos de Pedro Abelardo. Esse pensador, seguindo uma tendência que por alguns teóricos foi chamada de humanista, defendia um debate necessário e lícito entre filosofia e teologia e entre razão e fé. Neste sentido, ele �
Publicado em: 2007
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22. A interioridade no pensamento de Santo Agostinho
Para Agustín, el conocimiento de la verdad es posible por medio de un proceso de interioridad, comprendido como un movimiento del alma que torna capaz de acceder las verdades eternas, o los inteligibles, presentes en parte en si misma y plenamiente en Dios. Este movimiento implica basicamente en dos posibilidades: primer, de conocer la verdad no ella toda,
Publicado em: 2007
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23. O Bem e o Mal na Terra Média A filosofia de Santo Agostinho em O Senhor dos Anéis de J.R.R. Tolkien como crítica à modernidade
The Good and the Evil had always been questions that had worried the humanity. Either through the religion, of the philosophy, and the art, such subjects had been always boarded for the men. The justification of this research if places in the reflection of an existence of meaning and wisdom in previous times to modernity. For this, its existence would be to
Publicado em: 2007
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24. O conceito de virtude no jovem Agostinho : evolução ou revolução?
Este trabalho é uma pesquisa sobre o conceito de virtude no pensamento do jovem Agostinho. Na verdade, quer achar uma teoria da virtude, que se encontra de forma esparsa pelas obras analisadas. Assim, as obras de Agostinho analisadas compreendem o período entre sua pós-conversão ao cristianismo no ano de 386, em que escreve os diálogos de Cassicíaco, a
Publicado em: 2006