Africanos Libertos
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13. Milicianos, barbeiros e traficantes numa irmandade católica de africanos minas e jejes (Bahia, 1770-1830)
Este artigo apresenta o perfil de alguns africanos que pertenceram à irmandade do Bom Jesus das Necessidades e Redenção, ereta na capela do Corpo Santo de Salvador, entre o último quartel do século XVIII e o início do XIX. A partir de uma série de esboços biográficos, o texto indaga quais laços étnicos, de parentesco, afetivos, profissionais e com
Tempo. Publicado em: 21/10/2014
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14. Construindo vidas na diáspora. Os africanos da cidade do Desterro, Ilha de Santa Catarina (Século XIX)
Este artigo tem como objetivo evidenciar e analisar os vínculos parentais estabelecidos por escravos e libertos de procedência africana, sujeitos de diferentes categorias sociais e origens étnicas, no contexto de uma cidade portuária ao Sul do Brasil: Nossa Senhora do Desterro, localizada na Ilha de Santa Catarina. O ponto de partida do artigo é a traje
História. Publicado em: 2013-06
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15. Mercados Minas: africanos ocidentais na Praça do Mercado do Rio de Janeiro (1830-1890) / Mina Markets: west africans on the Market Square of Rio de Janeiro (1830-1890)
Nesta tese, procuro compreender a dinâmica e a inserção dos africanos ocidentais, conhecidos como pretos (ou negros) minas, no mercado de trabalho urbano do Rio de Janeiro. Para tal, a Praça do Mercado, também conhecida como Mercado da Candelária, constitui-se em locus privilegiado de análise. Situado à beira da Baía da Guanabara desde a década de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/05/2012
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16. Ser mina no Rio de Janeiro do século XIX
Através das experiências de dois africanos ocidentais enviados à Bahia como escravos, provavelmente em torno de 1840, e depois vendidos para o Rio de Janeiro onde eles se conheceram, tornaram-se amantes, compraram sua liberdade, se casaram e se divorciaram, discuto o debate contínuo sobre o remodelamento ou transferência de identidades étnicas africana
Afro-Ásia. Publicado em: 2012
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17. Cruzando o Atlântico : a construção da identidade Mina entre forras e escravas no pequeno comércio de Vila Rica, 1753 a 1797 / Crossing the Atlantic : the construction of Mina identity among freed and slave women involved in small scale commerce in Vila Rica, from 1753 to 1797
Neste trabalho estudamos as escravas e libertas do grupo étnico Mina que atuaram no pequeno comércio de Vila Rica entre os anos de 1753-1797. Enfatizaremos como um saber aprendido ainda na África, atuação no pequeno comércio, foi utilizado por tais mulheres para construir uma identidade relacionada ao passado e em torno da procedência comum, como tamb
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
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18. Os africanos livres na Casa de Correção: política e direito como disciplinarização / Free africans in the House of Corretion: politics and law as discipline
O presente trabalho analisa os africanos livres durante a construção da Casa de Correção da Corte. Para conhecer esse caminho, a investigação começa com a lei de 7 de novembro de 1831 e termina com a inauguração da primeira prisão com trabalho do país, em 1850. A dissertação tem como fio condutor o estudo da produção jurídica sobre os african
Publicado em: 2011
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19. \ Que eu vou na terra dos negros\ : circularidades atlânticas e a comunidade brasileira na África / Que eu vou na terra dos negros: atlantic roundness and the brazilian community in Africa
A primeira geração de brasileiros estabelecida no Golfo do Benim era composta por negreiros, cujas relações tecidas com chefias locais e a manutenção das redes comerciais no Brasil, principalmente na Bahia, haviam lhes rendido ganhos econômicos e de status. Esses indivíduos foram responsáveis constituir as condições necessárias à instalação de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/11/2010
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20. "África em Portugal": devoções, irmandades e escravidão no Reino de Portugal, século XVIII
Este artigo discute a história das irmandades que congregaram escravos e libertos africanos e seus descendentes em Portugal, no século XVIII. Para tanto, leva em consideração um panorama mais geral da história e da historiografia da escravidão e da presença africana em Portugal. Busca compreender o contexto de surgimento e as singularidades das irmand
História (São Paulo). Publicado em: 2009
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21. Libertos no Rio Grande de São Pedro: Porto Alegre e Viamão no final do século XVIII e início do XIX. / Freed in Rio Grande de São Pedro: Porto Alegre and Viamão in the late eighteenth and early nineteenth.
O objetivo desta pesquisa é estudar a vida dos libertos de Porto Alegre e Viamão, Rio Grande do Sul, destacando e tentando entender aspectos importantes de seu cotidiano, como relações familiares, sociais e econômicas. Para isso, me vali do estudo de trajetórias individuais e do estudo quantitativo daquele grupo na segunda metade do século XVIII e in�
Publicado em: 2009
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22. Imperial prisons : the House of Correction of Rio de Janeiro : its prisoners and the prison system during the Empire, 1830-1861 / Carceres imperiais : a Casa de Correção do Rio de Janeiro : seus detentos e o sistema prisional no Imperio, 1830-1861
A presente tese analisa a construção da primeira prisão com trabalho do império brasileiro: a Casa de Correção do Rio de Janeiro. Tentamos fornecer um outro olhar para o tema das prisões no Brasil, fazendo mais uma história institucional e dos trabalhadores que ergueram o primeiro complexo prisional do país, e menos uma análise das questões que en
Publicado em: 2009
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23. A FAMÍLIA NEGRA NA FREGUESIA DE SÃO BOM JESUS DOS MÁRTIRES: Incursões em uma Demografia de Escravidão no Sul de Minas (1810-1873) / Title of dissertation: The black family in the Parish of St. Bom Jesus dos Martires: forays into a demography of slavery in the South of Minas (1810-1873)
Empreendemos neste trabalho, através do entrecruzamento de documentos como, recenseamentos (mapas de população e listas nominativas), junto ao conjunto de registros paroquiais (assentos de batismos e casamentos) e processos de inventários post-mortem, o esforço de avançarmos na discussão acerca da família escrava, sobretudo para as regiões que se de
Publicado em: 2009
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24. Sisterhood of Good Death Celebration: ritual, music and performance / Festa da Boa Morte e Glória: ritual, música e performance
Esse trabalho discute a performance ritual e musical durante a Festa da Boa Morte e Glória realizada anualmente na segunda quinzena de agosto na cidade de Cachoeira, Recôncavo da Bahia. Elaborada através de elementos simbólicos, culturais, religiosos e de resistência política e social, a Festa da Boa Morte compreende performances musicais dentro de uma
Publicado em: 2009