Aesthetics Of Cinema
Mostrando 1-12 de 25 artigos, teses e dissertações.
-
1. Deleuze e a imagem: um problema estético
Resumo: Este artigo busca investigar possíveis significações da palavra “imagem”, que se depreendam dos textos de Deleuze sobre as artes, através de uma pesquisa filológica que respeita a cronologia de suas obras. Essa noção de imagem, fundamental para a Estética, aparece em seus comentários sobre Proust, o cinema, Bacon e Beckett, principalment
Trans/Form/Ação. Publicado em: 07/10/2019
-
2. Filmar as sensações: cinema e pintura na obra de Robert Bresson / Filming sensations: cinema and painting in the work of Robert Bresson
É sabido que antes de se consagrar ao cinema Robert Bresson se dedicou à pintura. Mas é talvez ainda mais significativo o fato de continuar a se definir como pintor, mesmo após ter trocado definitivamente o pincel pela câmera. No entanto, contrariando, a partir disso, uma expectativa natural, não é tarefa fácil identificar referências pictóricas em
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/08/2012
-
3. Pontos de vista em documentários de periferia: estética, cotidiano e política / Points of view in documentary filmmaking of the peripheries: aesthetic, daily life and politic.
Este trabalho investiga os fatores que alicerçam os pontos de vista da produção de documentários de periferias. Desde o final dos anos 1990, vê-se o crescimento da realização de filmes e vídeos encabeçada por oficinas, escolas livres e coletivos independentes. Tal produção é marcada por uma heterogeneidade em formatos, narrativas, temáticas e op
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
-
4. Adorno e Horkheimer versus Batman e Robin : da estética camp como possibilidade de superação de alguma coisa / Adorno &Horkheimer versus Batman &Robin : camp aesthetics as a way of doing something about it
Esta tese tenta descrever em linhas gerais o conceito de camp e sua trajetória dentro da indústria cultural desde meados do século XX até hoje e apontar as mudanças em seu papel simbólico em uma possível reação a essa mesma indústria a partir de um consumo ironicamente passivo com fins tanto aristocráticos quanto satíricos, e para tanto usa como
Publicado em: 2011
-
5. THE MANY FACES OF MADAME SATÃ: AESTHETICS AND POLITICS OF THE BODY / AS MÚLTIPLAS FACES DE MADAME SATÃ : ESTÉTICAS E POLÍTICAS DO CORPO
Madame Satã is no doubt one of the most famous representative of the malandragem from the first half of XX century. But the character includes, indeed, features that insert him into other categories as, black, homosexual and delinquent. This study aims to reveal a complex process that imbricates symbolic appropriation (and re-signification) of the malandro,
Publicado em: 2011
-
6. A formação estética no curso de gastronomia: a relevância da utilização de filmes nos procedimentos pedagógicos / The training course in aesthetics of gastronomy: the relevance of the use of films in teaching procedures
The objective of this work is to reflection the relevance of cinema in the professional and human training of students in the course of gastronomy. The work is developed by analyzing social and human phenomena, which is necessary for the aesthetical training in the Course of Gastronomy. In order to accomplish this study, theoretical references were searched:
Publicado em: 2010
-
7. A estética do choque arte e política em Walter Benjamin. / The aesthetics of shock - art and politics in Walter Benjamin.
A estética do choque (Chockerlebnis) em Walter Benjamin mantém uma interação com a modernidade, no âmbito da realidade, da divisão do trabalho e do processo produtivo (Herstellungsverfahren) estendida ao cotidiano da sociedade. A análise dessa interferência da estética sobre as novas relações constitui o corpus filosófico da dissertação, que in
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/12/2009
-
8. O dragão e o leão: elementos da estética brechtiana na obra de Glauber Rocha / The dragon and the lion: elements of brechtian aesthetics in the work of Glauber Rocha
Esta pesquisa teve por objetivo verificar, nos filmes e na obra escrita de Glauber Rocha, a presença de elementos da estética de Bertolt Brecht. Foram selecionadas seqüências de O dragão da maldade contra o santo guerreiro e de Der leone have sept cabezas para análises mais detidas, passando-se em seguida a uma observação mais geral dos procedimentos
Publicado em: 2009
-
9. A proliferaÃÃo de dissidÃncias: desordem cotidiana e trabalho no cinema latino - americano contemporÃneo
In this study, we analyze some narratives of everyday life in Latin American contemporary cinema, regarding the images and representations of work presented in films such as Y tu mamà tambiÃn (2001), Whisky (2004), Silvia Prieto (1999) and Los guantes mÃgicos (2003). We take these as a base from which we can configure wider questions and establish recurre
Publicado em: 2009
-
10. Midia e cultura: Machinima, produto da contemporaneidade / Media and culture: Machinima
This research investigates a new type of digital media: Machinima (the combining machine and animation), a new way of making films within a real-time virtual environment. Also, Machinima can be thought as a new product, which was born in the hybrid systems, providing new poetics and converging to the aesthetics of interactivity, incorporation and imm
Publicado em: 2009
-
11. O pensamento gráfico no cinema: a construção e a representação da imagem cinematográfica
This thesis inserts the graphic thinking in the theoretical reflections about cinema, analysing the aesthetic and mediatics phenomena that can be observed in movies, as a result of this thought. It is a theoretical descriptive proposition that tries to identify the parameters of the graphic aesthetics, in representation of the cinemas image as result of the
Publicado em: 2008
-
12. THE POSTER DESIGN IN CINEMA MARGINAL AND PORNOCHANCHADA / O DESIGN DE CARTAZES NO CINEMA MARGINAL E NA PORNOCHANCHADA
The dissertation Poster design in Cinema Marginal and Pornochanchada aims at understanding the way the movie posters from these films genres, in the era between 1968 and 1973, convey, in their graphic characteristics, marks from the historical moment in which they were produced. To achieve this, the selected pieces are analysed from a mainly symbolic perspec
Publicado em: 2008