Adaptacoes Para O Cinema
Mostrando 13-24 de 44 artigos, teses e dissertações.
-
13. Editorial
Publicado em: 2010
-
14. O cinema de Nelson Pereira dos Santos e Leon Hirszman na (re)leitura de Vidas secas e São Bernardo, de Graciliano Ramos
Esta tese aborda a relação entre Cinema, Literatura e História a partir das adaptações fílmicas de São Bernardo e Vidas Secas - obras literárias de Graciliano Ramos levadas à tela pelos cineastas Leon Hirszman (1973) e Nelson Pereira dos Santos (1963), respectivamente. O escritor e os cineastas, pelas suas posições estéticas e políticas, procura
Publicado em: 2010
-
15. Um olhar sobre as relações entre literatura e cinema: a adaptação de Lisbela e o Prisioneiro
This work aims to perform a comparative study between literature and cinema, trying to think on the process of transposition from literature into the language of the cinema. As corpus of this research, we have chosen the theatrical literary text Lisbela e o Prisioneiro by Osman Lins, written in 1961, and the homonymous film. The movie was directed by Guel Ar
Publicado em: 2010
-
16. Caio Fernando Abreu e o cinema : o processo de adaptação de Morangos Mofados
A pesquisa se concentra no processo de adaptação de contos de Caio Fernando Abreu para o roteiro de um filme de longa-metragem. Tendo como objetivo a elaboração de um roteiro a partir do livro Morangos mofados (ABREU, 1982), a tese segue uma metodologia elaborada em seu percurso: a abordagem da obra do autor sob o ponto de vista cinematográfico, o exame
Publicado em: 2010
-
17. Vidas secas: relationship between the novel of Graciliano Ramos and the movie of Nelson Pereira dos Santos. / Vidas secas: relações intersemióticas entre o romance de Graciliano Ramos e o filme de Nelson Pereira dos Santos.
A presente dissertação de mestrado visa analisar as obras homônimas Vidas Secas, de Graciliano Ramos (1938) e Nelson Pereira dos Santos (1963), à luz das teorias contemporâneas a respeito das adaptações cinematográficas. Usando como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, objetiva fazer as interligações entre as duas obras, a partir de
Publicado em: 2010
-
18. O Tronco : obra literária de Bernardo Élis (1956), fílmica de João Batista de Andrade (1999) e as conexões possíveis entre cinema, literatura e história
Esta pesquisa é uma análise histórica do filme O Tronco, dirigido pelo cineasta João Batista de Andrade em 1999 e adaptado do romance homônimo de Bernardo Élis, escrito em 1956. A análise histórica em questão, parte da apreciação do texto literário, sua urdidura e a posterior transposição para a linguagem imagética e historicidade das obras ar
Publicado em: 2010
-
19. Between logics and cunnings: The poetic of the revenge in a certain Abril Despedaçado / Entre Lógicas e Astúcias: a poética da vingança num certo Abril Despedaçado
About the tension between the institutions and their "users", about strategic calls and tactical deviations, about logics and cunnings, its that the present work seeks be structured. Having as reference Michel de Certeaus conceptions, this dissertation takes Abril Despedaçado film as a investigation field, trying to think about revenge practices and their e
Publicado em: 2010
-
20. O Pagador de Promessas: dramaticidade e tragicidade, da literatura ao cinema
Esta pesquisa investiga a produção de efeitos dramáticos e trágicos na peça O Pagador de Promessas, escrita por Dias Gomes, em 1959, como também em sua adaptação fílmica homônima, dirigida por Anselmo Duarte, em 1962. A peça revela embates entre culturas antagônicas através de conflitos sociais dramatizados por personagens que não apenas empres
Publicado em: 2010
-
21. Os dois Oskar Matzerath
O presente trabalho analisa a estrutura narrativa do romance O tambor (Die Blechtrommel) de Günter Grass e do filme homônimo dirigido por Volker Schlöndorff, observando a forma como o romancista articula a construção complexa de seu foco narrativo e como o cineasta trabalha essa estrutura em seu filme, o que resulta em diferentes formas de perceber e in
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2010
-
22. Cinema-literatura : proposta de curta-metragem teórico-prático a partir de As ruínas circulares de Jorge Luis Borges
O processo de adaptação cinematográfica permanece um grande tema de discussão entre os meios do cinema e da literatura. Palavras tais como "fidelidade" e "respeito" ainda parecem ser medidas para avaliar um filme adaptado de uma obra literária. No entanto, é preciso enxergar estas relações entre cinema e literatura com mais amplitude e menos essencia
Publicado em: 2009
-
23. Narrative strategies in O tambor: dialogue between literature and cinema / Estratégias narrativas em O tambor: o diálogo entre a literatura e o cinema
A discussão sobre adaptações de obras literárias em realizações cinematográficas já passou do campo moralista da fidelidade ou traição para uma discussão menos valorativa. Isso significou uma focalização no estudo da intertextualidade entre a adaptação cinematográfica e o romance original, tendo como pontos de observação o tipo de seleção
Publicado em: 2009
-
24. Cinema-literatura : proposta de curta-metragem teórico-prático a partir de As ruínas circulares de Jorge Luis Borges
O processo de adaptação cinematográfica permanece um grande tema de discussão entre os meios do cinema e da literatura. Palavras tais como "fidelidade" e "respeito" ainda parecem ser medidas para avaliar um filme adaptado de uma obra literária. No entanto, é preciso enxergar estas relações entre cinema e literatura com mais amplitude e menos essencia
Publicado em: 2009