O cinema de Nelson Pereira dos Santos e Leon Hirszman na (re)leitura de Vidas secas e São Bernardo, de Graciliano Ramos
AUTOR(ES)
Tânia Nunes Davi
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
Esta tese aborda a relação entre Cinema, Literatura e História a partir das adaptações fílmicas de São Bernardo e Vidas Secas - obras literárias de Graciliano Ramos levadas à tela pelos cineastas Leon Hirszman (1973) e Nelson Pereira dos Santos (1963), respectivamente. O escritor e os cineastas, pelas suas posições estéticas e políticas, procuraram edificar suas obras por meio de discussões que apontassem para os projetos, visões de mundo e ideais das categorias sociais não hegemônicas, mostrando um Brasil multifacetado e heterogêneo. Para perceber essas posições procuramos captar suas relações com as variadas propostas do realismo e das esquerdas ao longo da adaptação, produção e recepção dos livros e dos filmes, pois cada um buscou construir sua crítica às proposições e políticas das categorias sociais hegemônicas, assim como defendeu, a seu modo, posições estéticas e políticas paralelas, mas não necessariamente idênticas na busca por representar o Brasil.
ASSUNTO(S)
cinema literatura representações realismo historia história social cinema e história - brasil cinema e literatura - brasil santos, nelson pereira dos, 1928 hirszman, leon, 1937-1987 ramos, graciliano, 1892- 1953 - adaptações para cinema e vídeo cinema literature representation realism
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.ufu.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3190Documentos Relacionados
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