Acao Dramatica
Mostrando 1-12 de 31 artigos, teses e dissertações.
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1. Uma confissão em fragmentos: Goethe, Fausto e o peregrino
resumo Goethe nos conta em Poesia e verdade que tudo o que escreveu seria “fragmentos de uma grande confissão”. Partindo das novas descobertas da filologia da edição, este ensaio busca explicitar que tal autoavaliação de Goethe se aplica antes de tudo ao seu trabalho no drama Fausto, que durou sua vida inteira. Da primeira publicação do texto em 1
Estud. av.. Publicado em: 12/08/2019
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2. LEGITIMAÇÃO SOCIAL EM TEXTOS LITERÁRIOS: STATUS E ETICIDADE NA DRAMATURGIA TRÁGICA OCIDENTAL
RESUMO: Este artigo revisita a dramaturgia trágica ocidental sob a perspectiva da legitimação social. Analisando períodos distintos dessa tradição teatral, evidencia-se como a relação entre status social e ethos heroico regula o universo dramático, modelando efeitos estéticos, éticos e políticos condizentes com as distintas “estruturas de senti
Cad. CEDES. Publicado em: 2018-08
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3. Em torno de cena e da sequência: problemas de categorização
ResumoNão existe consenso sobre o emprego dos termos "cena" e "sequência" na teoria e prática do roteiro cinematográfico. Para alguns, cena e sequência designam a mesma coisa: uma ação circunscrita a determinado tempo e lugar. Enquanto alguns autores explicam que uma sequência abarca uma ou mais cenas (FIELD, 1995; PARENT-ALTIER, 2004), outros adotam
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2015-12
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4. Alterações da morfologia dendrítica e epilepsia: uma abordagem neurocomputacional / Dendritic Morphology Alterations and Epilepsy: A Neurocomputational Approach.
Pesquisas in vivo e in vitro, têm estabelecido uma correlação entre alterações na morfologia dendrítica e a epilepsia. No entanto, ainda não se conhecem em detalhe as consequências dessas modificações, sobre a eletrofisiologia e o padrão de disparo. Também existe um fenômeno que não tem sido completamente explicado, conhecido como o paradoxo do
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/08/2012
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5. Eugênio Kusnet: do ator ao professor / -
A trajetória de Eugênio Kusnet, de ator a professor, é o objeto deste projeto. Vamos averiguar que, desde quando retomou seus vínculos com o teatro no Brasil, Kusnet era um ator em formação, com pouca experiência artística no seu país de origem - a Rússia, de onde emigrou para o Brasil. Veremos que a compreensão da obra daquele que foi sua maior i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/03/2012
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6. Contorções do trágico na peça Dorotéia, de Nelson Rodrigues
Este trabalho busca vislumbrar o trágico na peça Dorotéia (1949), de Nelson Rodrigues, partindo da explanação sobre como tal aspecto se configura como recorrência no teatro rodrigueano. Objetivou-se verificar como se processa essa tragicidade, em relação a uma tradição dramática a qual a peça acolhe e repele, teatralizando as contorções do trá
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2011
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7. Jogando com o drama: análise das possibilidades dramatúrgicas em vídeo games diante do desenvolvimento tecnológico dos consoles.
A pesquisa investiga as relações entre drama e jogo nos video games desenvolvidos para consoles domésticos, analisando a maneira que o desenvolvimento tecnológico impacta no uso de procedimentos dramatúrgicos em tais jogos. O pesquisador adotou uma metodologia calcada em pesquisa bibliográfica de caráter interdisciplinar e no estudo analítico de jogo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/02/2011
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8. Sentidos do “drama” na perspectiva de Vigotski: um diálogo no limiar entre arte e psicologia
Este é um texto teórico-metodológico, na acepção russo-soviética de “metodologia”. Seu objeto central é o tratamento lacunar dado por Lev Vigotski (1896-1934) à noção de “drama” em vinte e duas obras suas a que tivemos acesso até o momento (artigos, capítulos e livros completos). Em geral, a noção de “drama” em Vigotski varia entre
Psicol. estud.. Publicado em: 2011-06
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9. O pós-dramático na escola
Ao longo desse estudo, procura-se investigar os processos de criação, no contexto escolar, a partir das abordagens contemporâneas do teatro. Tomando como referência a polarização teatro dramático versus teatro pós-dramático, promoveu-se um cruzamento de referências bibliográficas, webliográficas e uma pesquisa-ação realizada a partir da experi�
Publicado em: 2011
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10. Cada gesto interrompe um sonho: o teatro estático O Marinheiro, de Fernando Pessoa / "Every gesture interrupts a dream" : the static O Marinheiro, by Fernando Pessoa
O presente trabalho é uma proposta de leitura e investigação do teatro estático O Marinheiro, de Fernando Pessoa, cuja ideia é estabelecer uma reflexão acerca dos problemas intrínsecos a este teatro que recusa a ação em prol do falar errante das Veladoras. A proposta deste estudo é perceber de que modo a fala cumpre, no teatro estático, a tarefa d
Publicado em: 2010
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11. A modernidade teatral em o homem e o cavalo de Oswald de Andrade
O presente estudo realiza uma análise da obra O homem e o cavalo (1934), de Oswald de Andrade, na tentativa de demonstrar a importância da dramaturgia oswaldiana no processo de modernização do teatro nacional. A peça se divide em nove quadros nos quais se constroi uma síntese do processo de formação histórica ocidental. A tônica do texto é a desco
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010
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12. A Festa é de Maracatu: Cultura e Performance no Maracatu Cearense 1980-2002 / La Fete e de Maracatu: Culture e Performance au Maracatu Cearense 1980-2002
O maracatu fortalezense, encenação dramática multicultural, tem como substrato histórico e antropológico os rituais de coroação dos Reis de Congo que aconteciam no século XIX. Foi incorporado ao carnaval de rua em 1937, através do maracatu Az de Ouro. No contexto da festa, o cortejo performativo constituiu-se como complexo fenômeno cultural pelas c
Publicado em: 2009