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1. Organização efetiva da manutenção de sistemas elétricos auxiliada por técnicas de sistemas computacionais / Effective organization of the electrical systems maintenance supported by virtual reality techniques
Um dos grandes desafios de qualquer empresa, seja qual for a sua dimensão, é reduzir seus custos para poder sobreviver no atual contexto da globalização. É o mercado quem define o preço de um produto, portanto, a única maneira de sobreviver e ter lucros é reduzir os custos ao ponto de conseguir margens de compensação. Uma política eficiente de man
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/11/2011
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2. Design virtual de produtos através de um aplicativo de banco de dados / Virtual product design using a database application
Este artigo apresenta uma metodologia de desenvolvimento virtual de produtos por meio da criação de um aplicativo de banco de dados com componentes individuais e utilizando a tecnologia da realidade virtual (VRML). Para o desenvolvimento do trabalho foram investigados: o processo de desenvolvimento de produtos e suas etapas; o design virtual e os recursos
Publicado em: 2010
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3. Metodologia e aplicativo de banco de dados para o desenvolvimento virtual de produtos / Methodology and database application for virtual product development
Este trabalho tem por objetivo propor uma metodologia de desenvolvimento virtual de produtos por meio da criação de um aplicativo de banco de dados com componentes individuais e utilizando a tecnologia da realidade virtual (VRML) para a visualização do produto final. Para o desenvolvimento do trabalho foram investigados: a influência da difusão das tec
Publicado em: 2009
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4. LudosTop: Strategy of Games and Virtual Reality with views to the Development of the Logical-mathematical Thought / LudosTop: estratégia de jogos e realidade virtual com vistas ao desenvolvimento do pensamento lógico-matemático
O objetivo deste trabalho é investigar o uso de técnicas computacionais que, associadas à Realidade Virtual, possibilitem a criação de um software educacional. A idéia é que este software esteja apoiado em técnicas lúdicas e cognitivas, e que possa auxiliar a atividade do educador. Tal ambiente de aprendizagem volta-se a conteúdos matemáticos e t�
Publicado em: 2008
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5. Um servidor de dados multimÃdia para sistemas virtuais de ensino
The biggest differential of the most sophisticated LMS (Learning Management System) is that they provide a greater and better proximity and facility of understanding the managed and available content to the student or apprentice. For this, the use of multimedia resources such as audio, images, videos and virtual reality objects, inserted in the content that
Publicado em: 2008
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6. Aplicações da computação gráfica à engenharia biomédica : ensino em neurociências e ferramenta de apoio ao estudo da deglutição
Aplica-se nesta dissertação a computação gráfica a duas áreas relevantes da Engenharia Biomédica. Inicialmente, para propiciar novos instrumentos voltados à educação interdisciplinar em Neurociências, apresenta-se uma plataforma VRML (Virtual Reality Modeling Language) interativa que representa tridimensionalmente o neurônio e suas principais org
Publicado em: 2007
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7. Uma aplicação das técnicas de realidade virtual na visualização e corte de poliedros não-convexos / Application of virtual reality techniques in visualizing and cutting non-convex polyhedron
Esta dissertação apresenta um software educacional que explora técnicas de Realidade Virtual (RV) através do desenvolvimento de ambientes virtuais educacionais. Utiliza-se a Geometria Espacial como estudo de caso. O objetivo deste trabalho é a extensão do corte para poliedros convexos e não-convexos. O ambiente virtual e as técnicas de interação pr
Publicado em: 2007
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8. Application of virtual reality techniques in visualizing and cutting non-convex polyhedron / Uma aplicaÃÃo das tÃcnicas de realidade virtual na visualizaÃÃo e corte de poliedros nÃo-convexos
This dissertation presents an educational software which explores Virtual Reality techniques (VR) through the development of virtual educational environments. 3D Geometry has been taken as a case study. The objective of this work is the extension of the cut for convex and non-convex polyhedron. The virtual environment and the interaction techniques have been
Publicado em: 2007
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9. AplicaÃÃes da computaÃÃo grÃfica à engenharia biomÃdica : ensino em neurociÃncias e ferramenta de apoio ao estudo da deglutiÃÃo
This thesis applies computer graphics to two important fields of Biomedical Engineering. Firstly, in order to provide new software for interdisciplinary education, an interactive Virtual-based platform was developed, presenting a tridimensional visualization of the neuron and of its major microestructures. Such platform enables an overall view of the neural
Publicado em: 2007
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10. Aplicação da teoria das cores em ambientes virtuais para arquitetura e design de interiores
The daily of the Architecture and, in special, of the Interior Design, involves untiring learning to relate people to environments, i.e., the establishment of a direct interconnection between the conceptual principles of the projected space (what it is, which is its function and to who it destines) and the plastic conditions (aesthetic) and comfort, necessar
Publicado em: 2007
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11. AplicaÃÃo da teoria das cores em ambientes virtuais para arquitetura e design de interiores
O cotidiano da Arquitetura e, em especial, o de Design de Interiores, envolve um incansÃvel aprendizado de relacionar as pessoas ao meio, ou seja, o estabelecimento de uma interligaÃÃo direta entre os princÃpios conceituais do espaÃo projetado (o que Ã, qual sua funÃÃo e a quem se destina), as condiÃÃes plÃsticas (estÃticas) e de conforto, necess
Publicado em: 2007
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12. Associando realidade virtual não-imersiva e ferramentas cognitivas para o ensino de física / Associating non-immersive virtual reality and cognitive tools for physics teaching
Essa dissertação apresenta uma proposta de integração de técnicas de Realidade Virtual e processos pedagógicos, com o objetivo de desenvolver, aplicar e avaliar, por meio de uma equipe multidisciplinar, um sistema computacional educacional direcionado para a aprendizagem de conceitos de Física no Ensino Médio. Ao analisar alguns softwares recentes de
Publicado em: 2006