Aplicações da computação gráfica à engenharia biomédica : ensino em neurociências e ferramenta de apoio ao estudo da deglutição

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Aplica-se nesta dissertação a computação gráfica a duas áreas relevantes da Engenharia Biomédica. Inicialmente, para propiciar novos instrumentos voltados à educação interdisciplinar em Neurociências, apresenta-se uma plataforma VRML (Virtual Reality Modeling Language) interativa que representa tridimensionalmente o neurônio e suas principais organelas, propiciando enfoques globais da célula e particulares de suas microestruturas. Discutem-se aspectos ligados à reconstrução tridimensional de estruturas neuroanatômicas a partir de fotos tomadas de peças reais, levando à implementação de um atlas bidimensional, que alia a neuroanatomia à prática clínica. Posteriormente, objetivou-se desenvolver um sistema para a contagem precisa e rápida dos intervalos de tempos associados às diversas fases da deglutição, baseado em imagens videofluoroscópicas. O sistema realiza pré-processamento através da conversão de formato de arquivos, seguido de análise de imagens, o que foi validado através de um experimento clínico, permitindo assim refletir a definição de um padrão de normalidade em deglutição, em termos dos valores médios do intervalo de tempo de deglutição. Tal sistema se mostrou viável, simples, flexível, sem a necessidade de hardware/software específicos, possibilitando inclusive detalhar o fracionamento ou não do bolo alimentar.

ASSUNTO(S)

educação inderdisciplinar plataforma vrml engenharia eletrica inderdisciplinary education image analysis análise de imagens deglutição videofluoroscopy videofluoroscopia engenharia biomédica vrml platform

Documentos Relacionados