Vrml
Mostrando 13-24 de 30 artigos, teses e dissertações.
-
13. Associating non-immersive virtual reality and cognitive tools for physics teaching / Associando realidade virtual nÃo-imersiva e ferramentas cognitivas para o ensino de fÃsica
This dissertation presents a proposal of integration of techniques of Virtual Reality and pedagogic processes, with the aim of developing, to apply and to evaluate, through a multidisciplinar team, a computational system education addressed for the teaching Physics in high shool. When analyzing some recent softwares developed for Physics teaching (WebTop, Fi
Publicado em: 2006
-
14. The use of augmented reality for quantitative movement measurement / O uso de realidade aumentada para medição de movimentos
O desenvolvimento deste trabalho apresenta a adequação de métodos e técnicas de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV), para suporte à Medição de Movimentos, que é a análise realizada pela concordância das observações com as medições de fenômenos físicos. A utilização da técnica de RA se deu pelo fato desta permitir a inserção
Publicado em: 2006
-
15. Meta3D: uma ferramenta para visualizaÃÃo de informaÃÃes em 3D
InformaÃÃo à o bem mais precioso para as mais diversas organizaÃÃes. Uma das formas de obter informaÃÃo a partir de um conjunto de dados à atravÃs de tÃcnicas de visualizaÃÃo que combinam o poder de processamento dos computadores com a capacidade visual humana de reconhecer formas, padrÃes e tendÃncias. O objetivo deste trabalho à a criaÃÃo
Publicado em: 2005
-
16. Um estudo de utilização de equipamentos de realidade virtual imersiva associados a um sistema de apoio no ensino de poliedros convexos / A study on the use of equipaments of immersive virtual reality associated to a suport system in the teaching of convex polyhedron
O presente trabalho tem como finalidade demonstrar a potencialidade do uso das técnicas de Realidade Virtual Imersiva (RVI) no processo de ensino/aprendizagem, baseado em computador, através do desenvolvimento de ambientes virtuais educacionais. Esta pesquisa visa providenciar uma forma de interação homem-máquina que seja mais familiar e motivadora ao u
Publicado em: 2005
-
17. Extensibilidade de ambientes virtuais colaborativos através de estórias interativas não lineares
3D Collaborative Virtual Environments (CVE) applications have been impelled mainly by the computer games industry, military and industrial training and product design development. However, most of the existing systems are focused on specific tasks and have a supporting structure, which is closely tight to the application. As a consequence, a change in the ap
Publicado em: 2005
-
18. VISUALIZAÇÃO DE MODELOS DE ENGENHARIA VIA WEB UTILIZANDO VRML / VISUALIZATION OF ENGINEERING MODELS THROUGH THE WEB USING VRML
The growing increase in computational resources for numerical simulation allows researchers and engineers to generate huge amount of data. The understanding of those data through the use of computer graphics techniques is known as Scientific Visualization. This work proposes a Scientific Visualization of engineering problems through the use of a distributed
Publicado em: 2004
-
19. AplicaÃÃo da GeneralizaÃÃo CartogrÃfica em Mundos Virtuais
This work deals with the transposition of cartographic concepts and tools to virtual reality applications, using cartographic generalization in virtual urban worlds for tourism applications. Cartographic Generalization is an area in Cartography concerned with the generation of versions of cartographic maps. In virtual worlds, it can be implemented using Leve
Publicado em: 2004
-
20. GeraÃÃo de modelos virtuais cartogrÃficos urbanos
As interfaces grÃficas, atravÃs da utilizaÃÃo da tecnologia de realidade virtual, possibilitam uma interaÃÃo eficiente, agradÃvel e produtiva entre o usuÃrio e modelos cartogrÃficos digitais. Este trabalho versa sobre a criaÃÃo de modelos cartogrÃficos digitais tridimensionais, que terÃo como base na entrada de dados, arquivos no formato DXF (Dr
Publicado em: 2003
-
21. Modelagem em realidade virtual de radio enlace
Este trabalho apresenta o resultado da pesquisa sobre o desenvolvimento de uma metodologia de automaÃÃo e guia de construÃÃo de um Modelo Digital de SuperfÃcie (MDS) em Realidade Virtual nÃo imersiva, atravÃs de um editor de VRML 2.0 (Virtual Reality Modeling Language); a finalidade da esquisa foi visualizar a informaÃÃo tridimensional de dados cart
Publicado em: 2003
-
22. Batalha do Jenipapo: uma modelagem em realidade virtual
Este trabalho propÃe uma metodologia para o desenvolvimento de conteÃdo histÃrico para a Web utilizando diversas mÃdias e realidade virtual. A proposta desta metodologia inicia-se com uma investigaÃÃo da expressividade de cada mÃdia, seguida de uma avaliaÃÃo das alternativas disponÃveis de ferramentas para sua criaÃÃo e ediÃÃo. As componentes d
Publicado em: 2003
-
23. Ferramentas gratuitas para sites com realidade virtual: o caso metrà de Teresina
Com o desenvolvimento tecnolÃgico dos sistemas computacionais, a Realidade Virtual tornou-se mais viÃvel, acessÃvel e barata, podendo ser construÃda e explorada atravÃs de um simples computador pessoal. Este trabalho faz uma avaliaÃÃo detalhada de ferramentas gratuitas para a construÃÃo de conteÃdo web, incluindo realidade virtual: editores HTML, e
Publicado em: 2003
-
24. Desenvolvimento de um ambiente para criação de animações de cenas VRML para Web
ormado.
Publicado em: 2001