O Estilo indígena de Villa Lobos (Parte II): aspectos rítmicos, texturais, potencial significante e tópicas indígenas
AUTOR(ES)
Moreira, Gabriel Ferrão
FONTE
Per musi
DATA DE PUBLICAÇÃO
2013-06
RESUMO
Segunda parte do artigo resultante de minha dissertação de mestrado, que trata da representação musical do índio brasileiro na composição de Heitor Villa-Lobos. Nessa segunda parte, continuo defendendo a existência de um "estilo indígena" coerente e autoreferente na música de Heitor Villa-Lobos. Analiso aspectos rítmicos e texturais desse estilo e, numa abordagem hermenêutica, seu potencial significante. Ao fim, apresento alguns modelos de tópicas indígenas em Villa-Lobos.
ASSUNTO(S)
estilo indígena em villa-lobos modernismo e primitivismo musical análise e significado musical
Documentos Relacionados
- O Estilo indígena de Villa Lobos (Parte I): aspectos melódicos e harmônicos
- HANNAH ARENDT E O DIREITO (PARTE II): O OUTLAW E O DIREITO A TER DIREITOS
- Viabilidade do emprego de cinza de casca de arroz natural em concreto estrutural (parte II): durabilidade
- Aspectos texturais, mineralógicos e químicos das calcedônias Calçadinha alojadas em arenitos (Piauí, Brasil)
- O Estuário do Guaíba : características texturais, mineralógicas e morfológicas